.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Grandiosidade

Twit This! |


Além de terem legado (herança)  à posteridade (regras futuras em relação a uma determinada época) alguns dos inventos mais importantes da História, como o papel, a bússola, a imprensa e o dinheiro de papel (papel moeda), os antigos chineses foram responsáveis também por obras de grande valor artístico, como os soldados modelados em terracota (argila cozida no forno), em tamanho natural encontrados junto ao túmulo do imperador Ying Zheng morto em 210 a.C. Essas figuras fazem parte de um exército de mais de 6 mil integrantes destinado a proteger a alma do imperador na vida eterna.


São cerca de 6000  estátuas, em tamanho natural , perfeitas em seus detalhes as expressões do rosto , a postura dos guerreiros e o mais impressionante, cada soldado tem uma fisionomia diferente, isso dá a sensação de estarem vivos.
Em 1978 um camponês cavando um poço se deparou com duas imagens se assustou e fugiu. Ficou apavorado, mas avisou as autoridades que tomaram as devidas providências. Esses soldados datam de 2,2mil anos e foram encontrados a 5 metros de profundidade. Hoje estão no Museu de Guerreiros e Cavalos de Terracota na China.


Pintura em seda
"Mil Reinos Pagando Tributo" pigmento sobre seda dinastia Qing


Retrato do Imperador Ying Zheng - lendo alguma coisa

tinta sobre seda



BÚSSOLA





A bússola é composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul,  Atribui-se a descoberta da orientação natural dos ímãs aos chineses, por volta do ano 2000 a.C., e por consequência, a invenção da bússola.  A introdução do desenho da Rosa dos Ventos é dada à Flávio Gioia.

Papel


A invenção do papel – com fibras vegetais - é atribuído a um oficial do tribunal chinês, Cao Lun, 105 A C. A primeira fábrica de papel foi instituída em Tsai Lun, China, no mesmo ano. A técnica de produção de papel foi mantido em segredo pelos chineses, por cerca de 500 anos.


Avanços na arte de fazer papel foram complementadas pelo desenvolvimento da impressão. A impressão em blocos, ou xilogravura, era usada na China no século VII, e o mais antigo texto impresso conhecido, uma escritura budista, foi impressa em 868 d.C.
Na China, usavam-se matrizes de pedra para "imprimir". Sucessivamente, este processo foi aperfeiçoado, por meio de matrizes de madeira. No século XI, os Chineses fabricaram caracteres móveis (tipos) de terracota, de estanho e de cobre.

No Século 8, ao final da Dinastia Tang, foi descoberta uma fórmula para fazer pólvora. Feita de uma combinação de salitre e enxofre com carvão, a pólvora ou “huo yao” foi usada inicialmente para fazer fogos de artifício e chamas para sinalização. Mais tarde, foram inventadas as granadas de mão simples, atiradas sobre o inimigo por meio de catapultas. leia mais... 
Cerâmica e Porcelana




 Os ceramistas chineses começaram a fabricar porcelana, uma forma altamente refinada de cerâmica, durante as Dinastias Yin e Shang. Enquanto os métodos anteriores eram primitivos, a fabricação avançada de porcelana se tornou possível com o desenvolvimento de fornos especiais, capazes de queimar o caulim, um tipo de argila branca, a temperaturas muito altas, por volta de 1.200 graus centígrados, para obter um material duro e não-poroso.


A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que retrata a luz.
Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. Reza a lenda que a Imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela finalmente conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.
O processo de tecelagem da seda continua o mesmo nos dias de hoje. Na sericicultura, os casulos são mergulhados em água quente para liberar os filamentos da seda e matar a larva do bicho-da-seda. Os filamentos são combinados para formar fios, que são enrolados e finalmente secos. Cada casulo pode render de 450 a 1000 metros de seda.


 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB