.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Evolução da mandíbula e dentição humana

Twit This! |

Temos na fase adulta 32 dentes, divididos em quatro tipos. Uns adaptados para cortar e rasgar (os incisivos), outros para triturar (os molares) e outros ainda com funções intermediárias (pré-molares e caninos). Os dentes humanos são menores e menos especializados do que o dos macacos. Perdemos os grandes caninos, que eram usados como arma para competir pela liderança do grupo. Nossa mandíbula também é relativamente pequena e frágil.

 Comparação da arcada dentária

 

Essas diferenças em relação aos nossos parentes mais próximos e aos nossos ancestrais mais remotos podem estar associadas à evolução cultural. Provavelmente estão ligadas à substituição da competição pela sobrevivência por formas mais cooperativas e ao uso do fogo para cozinhar alimentos de origem vegetal e animal. A diminuição da robustez dos nossos dentes, paradoxalmente ocorre com o aumento da nossa capacidade de consumir os mais variados alimentos: carnes, grãos, raízes, frutos. Somos os animais mais predadores do planeta.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

3 :

Junior Pereira disse...

Olá.

Gostaria de saber de vocês sobre a Inquisição, vc's poderiam me ajudar?

Até mais.

Anônimo disse...

Olá Junior,mande-nos um e-mail especificando o conteúdo, assim poderemos verificar e responder com mais facilidade.
O endereço para contato é:
histoblog_historiageral@yahoo.com.br
Estamos aguardando seu contato.
Equipe HISTOBLOG

Anônimo disse...

Obrigada, me ajudaram em uma pesquisa.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB