.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As colônias francesas

Twit This! |

Além dos espanhóis e dos portugueses, também os franceses estabeleceram núcleos coloniais na América do Sul no século XVI. Em 1531, construíram uma feitoria na atual ilha de Santo Aleixo, próxima à cidade de Recife, mas foram expulsos pouco depois pelos portugueses.

Uma nova investida ocorreu em 1555, quando os franceses se estabeleceram em uma pequena ilha da baía da Guanabara, no atual estado do Rio de Janeiro. Sob a chefia do almirante Nicolas Durand de Villegaignon, fundaram o forte de Coligny e batizaram a colônia de França Antártica.  Dessa ilha ( hoje chamada ilha de Villegaignon), os franceses pretendiam desenvolver a exploração do pau-brasil e exporta-lo para a França.

Entretanto, nem tudo se passou como pretendiam os colonos franceses. Havia entre eles muitos desentendimentos, provocados por brigas entre protestantes e católicos. Em 1567, os portugueses, liderados por Estácio de Sá, e aliados a indígenas do grupo Tupiniquim, entraram em guerra contra os franceses. Apesar do apoio de indígenas de diferentes grupos, como os Tupinambá, os Goitacá e os  Carijó, os franceses foram derrotados. Os portugueses então se fixaram na região, dando origem à atual cidade do Rio de Janeiro.

Apesar do fracasso da França Antártica, os franceses não desistiram e continuaram tentando se estabelecer em outras regiões do atual Ceará, mas acabaram expulsos. Em 1612, comerciantes e nobres franceses se associaram para fundar a França Equinocial na região do atual estado do Maranhão. Foram eles que construíram o forte de São Luís, dando origem à atual capital maranhense. Aí permaneceram por apenas três anos, quando foram definitivamente expulsos.

Nos séculos XVII e XVIII os franceses estabeleceram as colônias de Guadalupe, Martinica e Granada, nas Pequenas Antilhas, e do Haiti, nas Grandes Antilhas. Também se instalaram na América do Norte, em diversos pontos às margens dos rios Mississípe e São Lourenço e dos lagos Ontário, Erie, Huron e Michigan

As colônias holandesas e inglesas

Nos séculos XVII e XVIII, os holandeses se estabeleceram em Curaçao, Stabroek e também em algumas ilhas das Pequenas Antilhas. Na região onde fica a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda.

Os ingleses, por sua vez, colonizaram a Jamaica, as ilhas Cayman, algumas ilhas das pequenas e Grandes Antilhas e diversas regiões do litoral Atlântico da América do Norte, onde hoje se encontram os  Estados Unidos e o Canadá.

As colônias que os ingleses estabeleceram mais ao sul se tornaram grandes produtoras de açúcar e de outras mercadorias tropicais. Nessas colônias, as sociedades se organizaram em torno de plantation, um  sistema de produção agrícola realizado em grandes propriedades monocultoras com a utilização de trabalho escravo. Já as colônias inglesas da América do Norte, chamadas de Nova Inglaterra, se tornaram um refúgio para os protestantes europeus que sofriam perseguições religiosas.

CARDOSO, Oldimar. coleção Tudo é História. ensino fundamental.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB