A partir de 1942, a situação da guerra tende a se inverter. Os países do Eixo procuram manter suas posições conquistadas e se refazer das perdas sofridas, enquanto os Aliados passam a tomar iniciativas. Foi decisivo nesse contexto o papel dos EUA, fornecendo recursos materiais e humanos, e o fato de Hitler ter aberto uma frente oriental na União Soviética, subestimando a capacidade de resistência do soviéticos.
Derrotas Japonesas
Os japoneses haviam constituído um amplo círculo de defesa no Pacífico, ocupando as ilhas mais estratégicas num arco de norte a sul. Sofrem derrotas nas batalhas do mar Coral em maio de 1942 e na Batalha de Midway em junho de 1942. Os japoneses, a partir de então, perdem a iniciativa, passando à defensiva, e os norte-americanos vão ao seu encalço, ilha por ilha, no Pacífico.
Alemães contidos na África
Na frente ocidental os alemães também sofreram sérias derrotas. O marechal Montgomery consegue conter o avanço alemão no norte da África, que visava à ocupação do canal de Suez El Alamein em junho de 1942.
Derrota alemã na União Soviética
No início de 1943 os alemães começaram a sofrer os primeiros reveses na frente oriental, culminando com a Batalha de Stalingrado em janeiro/fevereiro de 1943. A partir de então os soviéticos, que estavam na defensiva, passam à ofensiva, expulsando as tropas alemãs de seu território.
continua no próximo post...
fonte: apostilas ETAPA
Leia Também: Guerra no Pacífico
0 :
Postar um comentário