Um dos resultados importantes da Segunda Guerra Mundial foi a tomada de consciência por parte dos governos, de que era necessária a existência de um organismo internacional que tivesse como função mediar questões entre nações e evitasse o recurso à força. Tentativas importantes nesse sentido haviam sido o Congresso de Viena (1814-1815), a reunião períodica de conferências internacionais em busca da paz, por exemplo, em Haia (1907) e, ao término da Primeira Guerra, a criação da Liga das Nações (1919). Esses encontros e organismos, por várias razões, falharam em seus propósitos, e as guerras ocorreram. A novidade do mundo pós-1945 foi a utilização de bombas atômicas. Uma terceira guerra mundial poderia significar a destruição da humanidade.
Encontro dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial
No decorrer da Segunda Guerra, os Aliados mantiveram alguns encontros que, no conjunto, apontavam não só para a resolução dos problemas imediatos da guerra mas também para a busca de soluções a médio e longo prazos para a preservação da paz. Desses encontros podemos destacar:
- Carta do Atlântico assinada em 14 de agosto de 1941, a bordo do navio Potomac, no Atlântico, entre Churchill e Roosevelt, que procurava definir os princípios de base da paz futura e determinava entre outros aspectos:
- Renúncia a aquisições territoriais;
- Direito dos povos de escolher sua forma de governo;
- Livre acesso de todos os estados às matérias-primas;
- Liberdade dos mares;
- Condenação do recurso à força
Essa carta aprovada pelos Aliados inspirou a Carta das Nações Unidas.
- Declaração das Nações Unidas em 1º de janeiro de 1942;
- Declaração de Moscou em 1º de Novembro de 1943;
- Conferência de Dumbarton Oaks setembro/outubro de 1944.
Já havia ocorrido o fim da guerra na Europa, mas ainda continuava no Pacífico, quando se realiza a Conferência de São Francisco em junho de 1945, que deu origem à fundação da Organização das Nações Unidas (ONU).
fonte: apostilas ETAPA
Leia Também: ONU
0 :
Postar um comentário