.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Maçonaria na América

Twit This! |

O processo de independência dos Estados Unidos foi apoiado e influenciado por maçons europeus. A esmagadora maioria dos presidentes pertenceu à fraternidade e se guiou por seus signos e valores.

 

O primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, era uma maçom. Ele emprestou seu nome à capital do país, justamente onde se encontram hoje as principais "pegadas" das convicções de ideais que embalaram sua vida política.

A ascensão de Washington ao poder máximo do recém-criado país faz supor que a organização em que ele militava estava profundamente envolvida no processo de independência das então colônias inglesas. E ainda que a França vivesse às turras com a Inglaterra no século XVIII, tinha grande interesse em infiltrar seus influentes franco-maçons no movimento norte-americano de emancipação política e territorial.

Tudo isso é pertinente, e não faltam pesquisadores a endossar tais teorias sobre o poder da maçonaria no processo revolucionário americano. O que talvez ainda não tenha sido totalmente desvendado é o papel exato dos maçons no eposódio.

É tentador acreditar na hipótese de uma guerra inspirada e desejada pelas lojas maçônicas da velha Europa. Nesse caso, a Declaração de Independência de 1776 seria a consagração de um ideal maçônico apoiado pela aristocracia francesa, com base nas idéias da filosofia das Luzes. Tudo muito puro e muito lógico.

Porém, a realidade pode ter sido mais complexa. É imperativo colocar nessa conta que, no fim do século XVIII, o futuro daquilo que viria a ser os Estados Unidos era decidido mais no interior das antecâmaras tradicionais do poder, em Londres e Paris, do que nas oficinas maçônicas francesas.

O que levou a França a apoiar os insurretos americanos foram considerações de ordem puramente política, que passavam ao largo da maçonaria. Um tratado assinado em 1763 tirava da França o Canadá  e a bacia do Mississippi, que passavam às mãos da Inglaterra. Alijada no Novo Mundo, a França só almejava conseguir sua revanche contra os ingleses.

    • Alijar: Jogar ao mar (a carga) para que se alivie o navio, desembaraçar-se de.

fonte: Revista História Viva. ano VI. nº 71.Maçonaria, nas sombras do poder. texto. Madeleine du Chatenet.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também: Idioma Maçônico

2 :

Marcos Mariano disse...

Ola seu blog é simplesmente fantastico,vim retribuir a visita to te seguindo

Susi disse...

Olá Marcos, fico feliz que tenha gostado do HISTOBLOG, é feito com muito carinho e muito trabalho.
Volte sempre que quiser, qdo visitei seu blog gostei das imagens dos casarões da Rússia.
Obrigado pela visita e tb por seguir o HISTOBLOG.
Volte Sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB