.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Mais símbolos maçônicos

Twit This! |

As imagens não contém mistérios nem magia: são utilizadas para fazer a mente trabalhar. Nada é sagrado nem há culto de adoração aos elementos.  Você jamais verá um irmão curvar-se  diante do que quer que seja.

Cada um deve se apropriar dos signos maçônicos e procurar em sua própria vida o que eles representam e acrescentam. Assim,  o esquadro, símbolo de retidão, provoca a reflexão sobre o que se pode construir com probidade. Os elementos são utilizados para designar os conceitos complexos de modo simples.

Aqui entramos no mundo do imaginário, no qual a razão desaparece. A esse respeito, os maçons costumam dizer que não sabem  nem ler nem escrever, pois as coisas do imaginário não se prestam à linguagem escrita ou falada. Eles reabilitam o pensamento simbólico e o colocam no mesmo plano que o pensamento racional. Isso requer um aprendizado lento e rigoroso.  

Veja mais alguns símbolos da maçonaria:

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   acacia

Acácia

Árvore de muitas espécies, disseminada no Egito, Arábia e Palestina. A Acácia era a árvore que fornecia sua madeira aos povos hebreus, a sagrada e aromática madeira Shittim ou Sitim (Êxodo 30;24 e Ese 27;220). Foi muito empregada na construção do Tabernáculo. Planta consagrada nas cerimônias, Graus e Espírito da maçonaria, como símbolo da inocência, iniciação e imortalidade da alma. Na lenda do 3º grau, o ramo de acácia indica o lugar onde os três companheiros homicidas haviam ocultado o corpo do Mestre Hiram, por eles assassinado no Templo de Salomão. Símbolo de imortalidade nos emblemas maçônicos . O famoso Diploma da Acácia é conferido ao maçom assíduo.

colunas maçonColunas

Na Maçonaria usa-se as Colunas de origem grega, a Jônica que corresponde ao Venerável Mestre da Loja a qual significa sabedoria. A Dórica que corresponde ao Primeiro Vigilante e que representa a força. Por último, a Coríntia que corresponde ao segundo Vigilante e representa a beleza. 
Na porta do Templo são colocadas duas Colunas efetivas que são chamadas Boaz ou Booz e Jachim. A primeira, Boaz, se localiza à esquerda e a segunda Jachim à direita da entrada do Templo. As duas combinadas representam “Deus se estabelecerá em força” ou “como fortaleza”.

 

delta luminoso (1)  Delta Luminoso

O triângulo é a figura geométrica que dá origem à pirâmide e ambos são parte da simbologia maçônica. Representa a presença de Deus, demonstrando a sua onisciência. É um triângulo com um olho no centro. Também chamado de Triângulo Fulgurante, representa na Maçonaria o Supremo Criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência, que observa tudo que vê e provê.

 

Pavimento Xadrez Pavimento Xadrez ou Pavimento Mosaico

PAVIMENTO XADREZ: ornamento do centro das Lojas composto de ladrilhos brancos e pretos. Simbolizam seres animados e inanimados que decoram e ornamentam a criação, bem como o enlace do espírito e matéria, dá vida e forma por toda a parte, a união dos maçons do globo, apesar de suas diferentes cores climas e opiniões particulares. Representa também o dualismo. Oposição de diversos contrários,  o bem e o mal, espírito e corpo, luz e trevas. Somente o oficiante poderá pisar o Pavimento Mosaico na abertura e no encerramento dos trabalhos.

 

espada  maçomEspada

Acessório muito usado nas cerimônias maçônicas, geralmente como símbolo do poder e autoridade, e emblema dissipador das trevas e da ignorância. Nas reuniões de banquetes ritualísticos, é o nome que se dá à faca. É usada como jóia do Primeiro Experto, Cobridor Interno e Externo.

 

Pedra CúbicaPedra Cúbica

Depois da pedra desbastada pelo Aprendiz, o Companheiro, com o auxílio do esquadro, nível e prumo, torna-a a polida em forma cúbica. Desde os velhos tempos o cubo perfeito simboliza os seres angelicais, a alga de configuração emotiva e harmoniosa. Isso significa a evolução do Companheiro até chegar ao estágio de Mestre.

 

G. símbolo maçomLetra G

Sétima letra do alfabeto maçônico. Chama-se gimel em hebreu. Em geral significa Geometria, Geração Glória, Grande, Grão. No grau de Companheiro é o emblema misterioso que lhe conduz os passos e naturalmente alude a Geômetra (Deus)

Romã

Romã

Emblemas que coroam as colunas J e B dos templos e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica.

 

fogo5 Fogo

O mais sutil, ativo e puro dos quatro elementos terráqueos (terra, ar, água e fogo) é o princípio animador, masculino em oposição à água, e fonte de energia. Nas Lojas Maçônicas mantém-se aceso sob a Estrela Flamígera, onde o Primeiro Diácono leva a luz aos seus Irmãos. 
O fogo sagrado jamais deverá ser soprado, para não ser poluído pelo hálito humano, segundo a antiga tradição persa.

Esses são mais alguns símbolos da maçonaria.

fonte: revista História Viva. ano VI. nº 71. www.brasilmacom.com.br

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também:Símbolos Maçons

8 :

Francisco disse...

Parabéns, fantástico esse artigo, você está cada vez melhor, aliás os dois artigos sobre maçonaria são ótimos, estou aguardando os próximos.
Continue assim, sempre nos dando prazer em ler textos de qualidade e bem ilustrados.
Parabéns linda. Sou seu fã.
beijos.

Eduardo disse...

Oi Susi, percebi que não está atualizando o Múltiplos Estilos, abandonou o blog?
Não abandone, é muito legal aprender um pouco sobre arte, desanimou porque?
Não deixe de atualizar, passo por lá semana que vem pra ver se vc tomou coragem.
beijos

Cida disse...

Oi Susi, tem um presentinho pra vc lá no blog, espero que goste é dado de coração.
Passa lá.
beijos.

Susi disse...

Oi Francisco, obrigado pelo comentário e pela gentileza.
Bom domingo.

Susi disse...

Oi Cida, vou passar pelo blog, estou curiosa.
bjos.

Susi disse...

Oi Eduardo, não sei se vc notou, mas deixei um recadinho pra galera.
Volto a atualizar em breve, eu espero.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Parabéns Susi pela postagem. O triângulo é hiper popular, e muita gente nem sabe o significado. Aliás, muitos nem sabem que tem um...
Excelente matéria.
Abração Susi!

Susi disse...

Obrigado Marcelo, sempre prestigiando o HISTOBLOG.
Há muitos símbolos na maçonaria, que realmente eu não conhecia, eu também gostei.
Obrigado mais uma vez.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB