.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Otan

Twit This! |

Alguns fatos significativos tornaram crescente a tensão internacional. Um deles foi a  criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança  político-militar dos países ocidentais, composta inicialmente por  Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde juntaram-se à Otan a Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União  Soviética.

Surgiram ainda uniões econômicas europeias, como a Organização Europeia de Cooperação Econômica, em 1948, para administrar o Plano Marshall, e o Benelux, composto por Bélgica, Holanda (Nederland) e Luxemburgo. Em 1951, formava-se a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1957, pela Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou Mercado Comum Europeu (MCE), englobando quase todos os países da Europa Ocidental. O surgimento de uma comunidade de interesses econômicos integrados na Europa Ocidental cimentou a aliança capitalista com o bloco norte-americano na oposição aos soviéticos.

Do lado soviético, configurando o alinhamento ao bloco comunista, foi criado, em 1995, o Pacto de Varsóvia, que unia as forças militares da Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Tchecoslováquia. A bipolarizaação mundial atingia a sua plenitude.

Em meio a essa situação tensa, ocorreram, em 1949, a Revolução Chinesa e a explosão da primeira bomba atômica soviética. No ano seguinte, iniciou-se a Guerra da Coréia, um dos ápices da Guerra Fria, a mais séria ameaça, até então, à paz mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Cláudio Vicentino. Giampaolo Dorigo. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil.

Assine nosso feed. É Grátis.

1 Comentário:

Francisco (Fran) disse...

Boa noite Lindinha,
Realmente a Guerra Fria foi um dos períodos mais tensos da história Mundial, naquele tempo as civilizações viviam em pânico, por medo de um ataque a qualquer momento, construía-se abrigos subterrâneos para tentar se proteger das armas nucleares. O mundo viveu um período muito tenso e perigoso.
Como sempre, muito informativo, suas matérias são sempre de grande relevância.
Parabéns mais uma vez e até amanhã.
Ainda aguardando a resposta sobre o convite.
Beijos Linda.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB