Quem nunca ouviu falar de Ali baba e os quarenta ladrões ou das aventuras de Aladim e sua lâmpada maravilhosa? Quem nunca desejou embarcar no navio de Simbad, o marujo para uma daquelas viagens maravilhosas, repletas de perigos e mistérios?
Essas e outras aventuras encontram-se reunidas em um livro chamado As mil e uma noites. Várias delas são histórias muito antigas provenientes da Índia, da Pérsia e da península Arábica, onde eram transmitidas oralmente de geração para geração desde antes do nascimento de Maomé. Hoje elas são mundialmente conhecidas por causa de sua divulgação pelos árabes e muçulmanos.
O livro tem esse nome porque um rei chamado Shahryar que matava suas esposas no dia seguinte ao casamento, um dia se casou com uma princesa lindíssima e muito esperta chamada Sherazade. Sabendo do costume do marido, a princesa começou a contar a ele uma história que não acabava nunca. Interessado e curioso por conhecer o desfecho das aventuras que Sherazade contava, o rei ia adiando o momento de mata-la. E foi assim que Sherazade se salvou e viveu feliz para sempre ao lado do rei, que acabou percebendo que o melhor mesmo era desfrutar do amor de sua linda princesa.
Simbad a lenda dos sete mares (inglês)
0 :
Postar um comentário