.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Segunda Queda de Roma

Twit This! |

A reputação da civilização romana […} nunca esteve pior do que hoje[…] Hoje as origens da democracia ocidental costumam ser identificadas em Atenas, mais do que na República  romana […]. A arte da retórica (arte de bem falar, discursar), vista no passado como básica para a cultura republicana, passou a ser associada a políticos […] desonestos. Quanto ao Império romano, muitas vezes é visto como a versão antiga da Itália fascista  ou da Alemanha nazista do século XX […]. A reputação da literatura romana não vem se saindo melhor do que a do governo romano. Autores romanos como Virgílio, Horácio Sêneca e Plauto são frequentemente descritos […] como imitadores de segunda categoria dos gregos. […] Em dois séculos e meio, Virgílio (70 –19 a.C) passou de mais importante poeta de todos os tempos a imitador pouco convincente de Homero […].

No século XX, os gregos antigos já haviam tomado quase por completo o lugar dos romanos antigos como ancestrais culturais preferidos dos norte-americanos […] Os protestantes americanos viam os romanos da Antiguidade como um povo malévolo (mau) e libertino, cujo passatempo favorito era ver cristãos sendo dados de alimento aos leões no coliseu. Na mente popular, os gregos tinham boa forma e se exercitavam; já os romanos, gordos, passavam seu tempo entre orgias,  recostados em divãs e mordiscando uvas.

LIND, Michael. A Segunda queda de Roma. Folha de São Paulo 8/10/2000.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB