(Séculos III – V)
- 166:- Os quados e os marcomanos, povos de origem germânica, invadem o norte da península itálica, mas são expulsos pelos romanos.
- 267:- Os godos, povo de origem germânica, invadem e saqueiam Atenas, na Grécia.
- 375:- Os hunos, povo proveniente da Ásia central, chegam ao leste da Europa.
- 378:- Depois de ocupar a Macedônia, os visigodos, povo de origem germânica, vencem os romanos na batalha de Andrinopla.
- 406:- Um grupo de vândalos, suevos e quados cruza o Reno e invade o Império romano do Ocidente.
- 410:- Os visigodos, liderados por Alarico, invadem e saqueiam Roma. O imperador romano foge para Ravena.
- 451:- Os hunos são derrotados na Gália pelos visigodos e por tropas romanas comandadas por Aécio.
- 455:- Os vândalos saqueiam Roma.
- 476:- Odoacro, rei dos hérulos, um povo germânico, derruba o Imperador Rômulo Augústulo. É o fim do Império romano do Ocidente.
O rio Reno estava congelado naquela noite de inverno de 31 de dezembro de 406. Enquanto a neve caía, vultos indistintos de cavalheiros se moviam na escuridão. Impacientes, os cavalos escavavam o solo gelado com seus cascos afiados. Nem a Lua nem as estrelas brilhavam no firmamento. Havia apenas trevas e o ruído da respiração resfolegante dos animais.
Foi então que alguém gritou. Depois, fez-se de novo o silêncio. E então milhares de homens gritaram, acompanhando o brado do chefe. Eram suevos, quados, vândalos e alanos, povos germânicos reunidos à margem direita do Reno.
Os romanos os chamavam de bárbaros. Naquela noite, sob o açoite do vento, milhares deles cruzaram o Reno e se precipitaram sobre o outrora invencível Império romano do Ocidente.
0 :
Postar um comentário