.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Antropocentrismo

Twit This! |

Uma característica marcante do Renascimento foi o antropocentrismo. A palavra anthropos vem da língua grega e significa homem ( no sentido de ser humano); assim sendo, antropocentrismo significa, literalmente, o homem como centro.

Durante a Idade Média, pode-se dizer que predominava o teocentrismo. A palavra theos também vem da língua grega e significa Deus: portanto, teocentrismo significa Deus como centro. Ou seja, toda a atenção do homem estava, na Idade Média, voltada para a fé, para a religião e para a vida após a morte. Não se valorizavam as coisas ditas "mundanas". A vida na Terra era considerada como uma passagem efêmera em direção à "vida eterna". Os homens, desde cedo, eram educados nesse credo. Todas as dificuldades e catástrofes eram pouco consideradas em virtude daquilo "que Cristo sofreu na cruz", e para tudo ocorria "por vontade de Deus". Logo não havia motivo para alterar a ordem das coisas. A grande mortandade provocada pela Peste Negra, pelas guerras e catástrofes naturais era vista como expressão da "vontade de Deus". Aqueles que se preocupavam com as coisas terrenas eram vistos pela sociedade como desqualificados e, afinal, marginalizados.

Com o Renascimento, o homem foi guindado para o centro das preocupações e ele próprio se esforça por tentar descobrir e desvendar o mundo que o rodeia. Estabelece-se uma nova relação entre os homens, a natureza e as questões religiosas. Talvez as coisas não ocorressem somente "graças a Deus": muitas ocorriam ou poderiam ocorrer graças à aplicação e determinação do homem resolver os problemas que a vida lhe representava. Desde então, uma verdadeira revolução viria a se operar na história da humanidade.

Veja também: O humanismo e o homem renascentista

fonte: apostolas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

1 Comentário:

Anônimo disse...

Este assunto também faz relação com estudos de Filosofia ou algo do tipo né.... agora, você acredita que o teocentrismo existiu para domesticar e unificar o povo? que se isso verdadeiro, tudo o que o homem vem aprendendo é mera farça?
Bem, eu tenho minhas dúvidas.
Gostaria de lhe convidar para dar sua idéia (pode até ser como um post) sobre qualquer coisa, inclusive história (real ou fictícia) em meu blog.
Abraço e felicidades.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB