.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Idade Média: Legado Cultural

Twit This! |

Preservação do Legado Greco-Romano

Muito do que conhecemos hoje a respeito da Antiguidade clássica greco-romana deve-se ao empenho e ao trabalho de centenas de monges copistas anônimos que, pacientemente, fizeram traduções, copiaram obras antigas e preservaram os ensinamentos dos grandes filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. O latim, herança da civilização romana, era o idioma universal da Europa Ocidental na Idade Média, e graças ao cultivo do latim foi possível preservar a literatura latina.

Origem dos idiomas modernos 

Muitos dos idiomas modernos - como o português, o francês, o castelhano (espanhol), o alemão e o inglês – tiveram suas origens a partir do contato entre o latim e as línguas faladas pelos povos bárbaros. Grandes autores, bem como os trovadores medievais, acabaram por dar a forma básica a esses idiomas modernos.

Origem do Ensino Superior

As universidades do mundo de hoje, que são centros de ensino, pesquisas, descobertas científicas, reconhecidas e valorizadas no mundo civilizado, são também instituições medievais. Nelas concentravam-se os sábios da época, que preservavam os conhecimentos adquiridos, transmitiam os resultados de seus estudos e tinham um público interessado em ouvi-los.

Deve-se a um pensador do século XIII, Roger Bacon (1214-1292), uma preocupação formal com o que chamamos hoje de “método científico”. Bacon foi um dos pioneiros do “método experimental”. Achava que a verdade sobre certos fatos deveria ser demonstrável por intermédio do experimento, e não simplesmente porque uma autoridade afirmou que devia ser verdade. Defendia a experimentação no lugar do “argumento de autoridade”.

Arquitetura e Vida Urbana

De todas as manifestações que se podem classificar como técnico-artísticas, a Arquitetura, sem dúvida, deve muito às soluções  desenvolvidas na Idade Média. As construções românica e gótica, além do seu aspecto estético, como belas e impressionantes construções que podem ser admiradas até hoje, em várias regiões da Europa, foram maneiras de resolver intrincados problemas de construção, de segurança, de durabilidade e de criação de ambientes propícios aos homens.

A civilização em que vivemos hoje é tipicamente urbana. O mundo rural é dependente da vida urbana. As origens do estilo e problemas enfrentados pela vida nas cidades derivam da Idade Média, pois, naquele período, desenvolveram-se as primeiras instituições que davam autonomia a autogoverno às cidades.

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB