Preservação do Legado Greco-Romano
Muito do que conhecemos hoje a respeito da Antiguidade clássica greco-romana deve-se ao empenho e ao trabalho de centenas de monges copistas anônimos que, pacientemente, fizeram traduções, copiaram obras antigas e preservaram os ensinamentos dos grandes filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. O latim, herança da civilização romana, era o idioma universal da Europa Ocidental na Idade Média, e graças ao cultivo do latim foi possível preservar a literatura latina.
Origem dos idiomas modernos
Muitos dos idiomas modernos - como o português, o francês, o castelhano (espanhol), o alemão e o inglês – tiveram suas origens a partir do contato entre o latim e as línguas faladas pelos povos bárbaros. Grandes autores, bem como os trovadores medievais, acabaram por dar a forma básica a esses idiomas modernos.
Origem do Ensino Superior
As universidades do mundo de hoje, que são centros de ensino, pesquisas, descobertas científicas, reconhecidas e valorizadas no mundo civilizado, são também instituições medievais. Nelas concentravam-se os sábios da época, que preservavam os conhecimentos adquiridos, transmitiam os resultados de seus estudos e tinham um público interessado em ouvi-los.
Deve-se a um pensador do século XIII, Roger Bacon (1214-1292), uma preocupação formal com o que chamamos hoje de “método científico”. Bacon foi um dos pioneiros do “método experimental”. Achava que a verdade sobre certos fatos deveria ser demonstrável por intermédio do experimento, e não simplesmente porque uma autoridade afirmou que devia ser verdade. Defendia a experimentação no lugar do “argumento de autoridade”.
Arquitetura e Vida Urbana
De todas as manifestações que se podem classificar como técnico-artísticas, a Arquitetura, sem dúvida, deve muito às soluções desenvolvidas na Idade Média. As construções românica e gótica, além do seu aspecto estético, como belas e impressionantes construções que podem ser admiradas até hoje, em várias regiões da Europa, foram maneiras de resolver intrincados problemas de construção, de segurança, de durabilidade e de criação de ambientes propícios aos homens.
A civilização em que vivemos hoje é tipicamente urbana. O mundo rural é dependente da vida urbana. As origens do estilo e problemas enfrentados pela vida nas cidades derivam da Idade Média, pois, naquele período, desenvolveram-se as primeiras instituições que davam autonomia a autogoverno às cidades.
fonte: apostilas ETAPA
0 :
Postar um comentário