.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Século XIX: A era do comércio ilegal de escravos

Twit This! |

Apesar da crescente pressão pelo fim do tráfico, o comércio negreiro resistiu até a segunda metade do século XIX, com algumas importantes  novidades. Na esfera da demanda americana, o abolicionismo fez seu estrago. A estratégia dos ativistas humanitários era comprometer a opinião pública ocidental, primeiramente com o fim do tráfico e, depois, com o do próprio cativeiro.

Seus efeitos foram mais sentidos nas colônias dos países da Europa do Norte, que acabaram com suas respectivas redes de tráfico na primeira década do século. Os africanos também pararam de chegar à Europa.

A rigor, sobreviveram, sobretudo, as indústrias açucareiras de Cuba e do Brasil, onde a cultura do café também se expandia.

Na esfera da oferta africana, a região congo-angolana voltou à liderança das exportações africanas, sobretudo através das baías de Benin e de Biafra.

Duas outras novidades foram o aumento da participação dos escravos originários da África Oriental (de Moçambique, principalmente), além do incremento do comércio negreiro no próprio litoral africano, em especial do norte para o sul do Equador. A mortalidade durante a travessia oceânica baixou muito pouco em relação ao século anterior, e foi maior durante os períodos de tráfico clandestino, quando se  deterioravam ainda mais as condições a bordo dos navios negreiros.

 

 

fluxo escravo século XIX

fonte: revista História Viva. ano VI. n.66.  por Manolo Florentino.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB