.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Império Songhay

Twit This! |

No final do século XIV, as disputas internas pelo poder e as rebeliões de diversos povos dominados (como os Mossi e os Tuaregue) desestabilizaram o Império do Mali, provocando sua lenta decadência durante os séculos XV e XVI, quando finalmente sua unidade política se desintegrou.

Os Songhay, que desde aproximadamente 1260 haviam sido dominados pelo Império do Mali, começaram a recuperar sua autonomia no fim do século XIV. Sua capital, Gao, era uma das mais belas e ricas cidades da África ocidental, muito vigiada pelo Mansa do Mali. Em outras cidades como Cuquia, porém, os chefes Songhay governavam com relativa independência, mesmo durante o período de dominação pelo Mali.

Foi por volta de 1420 que os Songhay passaram a atacar o Império do Mali, utilizando a força militar que se baseava em uma ampla frota naval no rio Níger, uma poderosa cavalaria e uma infantaria de arqueiros. A grande expansão de Songhay começa aproximadamente em 1450 e prossegue no reinado de Soni (título do soberano Songhay) Ali, de 1464 a 1492. Este combateu os Tuaregue, os Mossi e os Fula, dominando espaços que antes pertenceram ao Império do Mali. Soni Ali procurou conquistar as grandes cidades que eram entrepostos do comércio transaariano de sal, ouro, marfim, cobre, tecidos, noz de cola e ferro e também centros intelectuais importantes. Timbuktu foi conquistada em 1469 das mãos dos Tuaregue e Jenné em 1473.

Soni Ali era aparentemente muçulmano, mas ainda praticava a religião de seus ancestrais. Era visto pelos súditos como detentor de poderes mágicos, que lhe permitiriam transformar-se em um abutre e voar  ou tornar seus soldados invisíveis durante uma guerra. De toda forma, os muçulmanos mais ortodoxos não estavam satisfeitos com seu reinado, e talvez tenham sido os responsáveis por sua morte, em 1492. Em 1493, um soberano muçulmano assume o Império Songhay, após depor Abu Bakar Dau, o filho de Soni Ali.

Com o título de Askia Muhamed, esse rei continua a grande conquista de território para o Império Songhay: combate os Tuaregue, os Mossi, os Soninque, os Fula e os Hauçá, expandindo as fronteiras para além das áreas antes dominadas pelo Império de Mali e controlando boa parte do comércio da África ocidental. Songhay tornou-se o maior império que até então houvera naquela parte do continente.

o governo de Askia Muhamed marcou o apogeu e, ao mesmo tempo, o início do declínio do Império de Songhay. Askia foi deposto em 1528 por seu próprio filho e, em 1591, o império foi conquistado pelo sultão do Marrocos.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. História e vida integrada. ensino fundamental.

Assine nosso feed.É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB