.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Vietnã, repercussão Mundial

Twit This! |

Cabelos longos e vontade de mudar o mundo

A Guerra do Vietnã repercutiu no mundo inteiro. Mas foi nos Estados Unidos que ela provocou as maiores ondas de protesto. Em novembro de 1969, 250 mil pessoas realizaram uma impressionante marcha pelas ruas de Washington. A opinião pública exigia maciçamente o fim do conflito. Somente em 1970, estudantes de mais de quatrocentas faculdades fizeram demonstrações contra a guerra em várias cidades norte-americanas.

O movimento pacifista hippie, originário  de São Francisco, Califórnia, teve um papel muito importante nessas manifestações. Seu lema: “Faça amor, não faça guerra!”. Usando roupas coloridas e floridas, os cabelos compridos e o símbolo da paz (um círculo com um Y de cabeça para baixo), o movimento hippie ganhou fama rapidamente. Muitos soldados norte-americanos no Vietnã carregavam o símbolo no peito.

símbolo da paz Símbolo da Paz

Grupos de cantores de rock levantaram a bandeira da paz e do amor e assumiram publicamente sua aversão à guerra. Entre eles, The Doors, The Mamas and Papas, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, Rolling Stones, etc.

 

Jimi Hendrix Jimi Hendrix

 

Beatles Beatles

The Doors The Doors

Em 1969, 400 mil jovens se reuniram numa fazenda de Bethel, Nova York, para viver momentos de paz e total liberdade no festival de Woodstock. Todos pediam: “Basta de Guerra!”.

(Baseado em Hills, Ken. A Guerra do Vietnã. São Paulo: Ática, 1999. Coleção Guerras que Mudaram o Mundo.)

Nelson Piletti. Claudino Piletti. História e vida integrada. ensino fundamental.

Assine nosso feed. É Grátis.

1 Comentário:

Francisco disse...

Olá Susi,
Realmente a guerra do Vietnã foi um fiasco para os EUA, perdeu-se milhares de vidas, tempo e dinheiro que poderia ter sido usado para ajudar pessoas em estado de miséria naquele país ou em outros tantos.
Pensa-se mais em guerras do que em paz e solidariedade. Quisera o homem voltasse suas energias para cultivar a paz no mundo.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB