.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Consolidação da Monarquia com a Dinastia Tudor (1485-1603)

Twit This! |

Henrique VII (1485-1509)

Ao término da Guerra das Duas Rosas (1375-1485), assume o trono inglês Henrique VII, fundando a dinastia Tudor, que governa a Inglaterra até 1603. Estabeleceu a paz com a Irlanda (1494), cimentou a paz com a Escócia (1499), casando sua filha Margarida com o rei Jaime IV da Escócia – casamento este que mais tarde levaria os Stuart ao trono inglês. Estadista, condiziu uma política externa equilibrada, e internamente reorganizou as finanças  do país, abaladas após tantos anos de guerra civil. Sucedeu-o seu filho, Henrique VIII.

Reinado de Henrique VIII (1509-1547)

Foi durante seu reinado que ocorreu a Reforma na Inglaterra, tendo o rei rompido com o papa a propósito da questão da anulação de seu casamento com Catarina de Aragão. Deste conflito resultou a fundação da Igreja Anglicana e, ao mesmo tempo, a consolidação do poder real na Inglaterra. Foi considerado um típico príncipe da Renascença. Culto, dominava vários idiomas; foi músico e amante das artes. Incentivou as manufaturas e o comércio. É considerado o criador da Marinha britânica. Sucedeu-o seu filho, Eduardo VI.

Eduardo VI (1547-1553)

Eduardo VI tinha dez anos ao assumir o trono, e o país foi governado por um conselho de regência dominado pelo seu tio materno, Eduardo Seymour, duque de Somerset. Durante o período desta regência, o Absolutismo, que fora estabelecido por Henrique VIII, foi aos poucos sendo diminuído devido ao papel que a alta nobreza passou a desempenhar no governo. Durante seu reinado, o protestantismo progride, institui-se o Book of Common Prayer aproximando o anglicanismo do calvinismo. Seymour é substituído por John Dudley. Este influencia o jovem rei, de saúde débil, a excluir suas meias-irmãs Maria Elizabeth da sucessão do trono. Jane Grey, nora de Dudley, é designada herdeira da Coroa. Com a morte de Eduardo VI segue-se uma luta pela sucessão, na qual Maria sai vitoriosa.

Maria I (1553-1558)

Maria I era filha de Henrique VIII e de sua primeira esposa, Catarina de Aragão. Educada pela mãe, era católica, e foi tratada duramente pelo pai após o divórcio. Ao assumir o trono tratou de restabelecer o catolicismo na Inglaterra, fazendo uma reconciliação com o papa. Casou-se com Filipe II, rei da Espanha, também católico. A partir de então desencadeia uma perseguição a anglicanos e calvinistas, que lhe valeu o apelido de Bloody Mary (Maria Sangrenta).  Antes de morrer, designou como sucessora sua meia-irmã, Elizabeth, com a condição de que mantivesse o catolicismo na Inglaterra.

apostilas  ETAPA

Assine nosso feed.É Grátis.

Leia Também: O Fortalecimento da monarquia inglesa

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB