Para converter os povos indígenas à religião católica, os jesuítas organizaram por todo o território colonial os aldeamentos, denominados missões ou reduções. As missões foram importantes para a expansão da colonização portuguesa na América.
Os primeiros aldeamentos foram organizados na zona litorânea. Os indígenas eram conduzidos do interior para o litoral pelos padres com a ajuda de soldados. Quando resistiam, eram submetidos à força.
Em contato com as doenças trazidas pelos portugueses e devido ao regime de trabalho imposto pelos colonizadores, povos inteiros foram dizimados. Diante desse problema, os padres resolveram mudar sua maneira de agir. Afastaram os aldeamentos dos núcleos de colonização e procuraram atrair os indígenas com métodos menos violentos. Assim organizados, os aldeamentos atingiram os objetivos que os missionários haviam estabelecido.
As missões estiveram presentes em quase todo o território colonial, mas na Amazônia e na região Sul o trabalho missionário foi mais intenso.
Quadro de Vitor Meirelles, intitulado Primeira Missa no Brasil, de 1861
Nelson Piletti. Claudino Piletti. História e vida integrada. ensino fundamental.
2 :
Converter e dizimar não condizem muito...
Infelizmente eram e são práticas bem comuns ainda hoje.
Complicado essa questão de doutrinar povos inteiros...
E foi tudo em "nome de Deus", a igreja Católica sempre foi uma fábrica de torturadores sem noção.
Postar um comentário