.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Nicolau Maquiavel

Twit This! |

Niccolo Machiavelli, nasceu em Florença no ano de 1469. Filho de Bernardo Machiavelli, jurisconsultor e tesoureiro da Marca de Ancona e de dona Bartolomea Nelli, mulher de família tradicional.

Nicolau Maquiavel Maquiavel

Em 1494 Maquiavel ocupou o cargo de copista de Marcelo Virgílio Adriani, professor de literatura grega e secretário da República de Florença.

Aos 29 anos, foi nomeado chanceler, na segunda chancelaria e logo após assume o cargo de secretário dos Dez Magistrados da Liberdade e da Paz do governo da República, onde permanece por 14 anos.

Maquiavel nunca se revelou um grande diplomata, mas um simples funcionário  de categoria. Seu trabalho se resumia em executar as ordens do Governo dos Dez.

Dos feitos de Maquiavel o mais importante foi a legação junto a César Borgia.

Com a reintegração dos Médicis no governo de Florença em 1502, Maquiavel foi privado de seu cargo de secretário de senhoria em 8 de novembro de 1502. Em 1505 concebia o projeto de milícia nacional para substituir as tropas, que foi aprovado pelo governo.

Em 1513 Maquiavel foi preso e torturado por suspeita de conspiração para eleiminar o cardeal Giovanni de Médici.

Maquiavel recebe anistia, quando assumi o papa Leão X, porém permanece no exílio  por mais um ano nos arredores de Florença. Foi nesse período que Maquiavel começou suas atividades literárias, escrevendo:

  • O Príncipe
  • Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio
  • Os sete livros sobre a arte da guerra
  • As comédias
  • A vida de Castruccio Castracani

Voltando às graças dos Médicis conseguiu do Cardeal Giulio de Médici, o encargo de escrever a história de Florença (Storie Fiorentine). Depois foi encarregado de inspecionar as fortificações de Florença e negociar com o governador de Romanha, Francesco Guicciardini. Seu último cargo foi uma missão junto ao exército da Liga contra Carlos V.

Em 1527, Maquiavel volta de uma viagem a Civita Vecchia, adoece e morre em 22 de junho do mesmo ano, sendo sepultado na Igreja de Santa Cruz.

fonte: Coleção Mestres Pensadores. Maquiavel.ed. Escala.

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Karl Marx

1 Comentário:

sosvip disse...

Maquiavél foi um excelente escritor. Sabia falar como ninguém de política e poder.
Excelente escolha Susi.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB