.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O legado da idade Média (Parte I)

Twit This! |

Legado Político: Origem da Europa Atual

No final do século XV, muitos países que compõem a diversidade européia já estavam formados: Inglaterra, França, Espanha, Suíça e Polônia. A Alemanha e a Itália, apesar de não formarem um Estado unificado, tinham uma identidade cultural. Se se compara essa situação com o início da Idade Média, ou mesmo do século X, observa-se que o mapa da Europa no final do século XV tornou-se mais simples. Os inumeráveis senhorios, nos quais seus chefes tinham grande independência, agruparam-se em estados sob a direção de um rei. Cada vez mais as populações têm a consciência de que pertencem a uma comunidade, uma nação, diferente de seus vizinhos. É na Idade Média que se forma, portanto, o mapa político da Europa contemporânea.

Instituições de Direito Político

Não se pode esquecer também que a Magna Carta inglesa (1215) é a ancestral de todas as modernas declarações de direitos. É nela que está consagrado o princípio de que não pode haver “taxação sem representação”, ou seja, aqueles que pagam impostos devem antes mostrar seu consentimento às autoridades. Igualmente, na Magna Carta está consagrado o princípio de que ninguém pode ser preso a não ser num flagrante de delito ou mediante um processo formal que declare o réu culpado. Fora destas circunstâncias, uma prisão é ilegal.

Instituições Governamentais

A maioria dos países civilizados do mundo de hoje possuem um governo representativo, ou seja, aqueles que governam, de alguma maneira representam, por meio de eleições, os seus eleitores. Tais representantes reúnem-se periodicamente para tratar e decidir questões de governo num recinto conhecido como Parlamento (do francês parler = falar). Esta instituição conhecida como Parlamento teve sua origem na Idade Média, na Inglaterra. As democracias modernas originaram-se, em muitos aspectos, desta instituição medieval.

fonte: apostilas ETAPA.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB