.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A invenção da Fotografia

Twit This! |

No mesmo ano em que se conquistou a independência do Brasil, o francês Joseph-Nicéphore Niépce inventava a revolucionária técnica da fotografia. Seu trabalho estava  amparado em pesquisas feitas por outros químicos, segundo as quais alguns sais enegreceram em contato com a luz.

Em 1817, Niépce obteve resultados interessantes com cloreto e prata em papel, mas foi em 1822 que ele finalmente reproduziu imagens com algum contraste. A primeira fotografia seria obtida quatro anos depois, quando Niépce conseguiu, da janela de sua casa captar imagens por meio de uma câmara escura e fixa-las em uma placa de sais.

Segundo historiador Cândido Domingues Grangeiro, a partir de meados do século XIX o desejo das pessoas de se verem retratadas popularizou a fotografia, transformando-a em um dos maiores objetos de consumo da época. No Brasil, um de seus maiores entusiastas foi o imperador dom Pedro II.

Dom Pedro II (auto-retrato)D. Pedro II, possível auto-retrato feito no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, aproximadamente em 1860.

Gislane e Reinaldo. História. volume. volume único. ensino médio.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB