.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Imprensa no Brasil

Twit This! |

Antes de 1808, era  proibido às pessoas que viviam no Brasil possuir uma tipografia. O governo português impedia, assim, a publicação de livros, jornais e revistas na colônia. Quando a Corte portuguesa veio para o Brasil, uma tipografia completa foi trazida para cá.

Dom João expediu em maio de 1808 um ato real criando a Imprensa Régia. Seu obetivo era imprimir "exclusivamente toda a legislação e papéis diplomáticos".

Em menos de um mês, o príncipe regente criou também uma junta encarregada de "examinar os papéis e livros que se mandassem publicar e fiscalizar que nada se imprimisse contra religião, o governo e os bons costumes". Assim, a imprensa já nasceu censurada no Brasil.

Entre 1808 e 1821, a Imprensa Régia publicou grande número de livros, folhetos e periódicos, entre eles A Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal da colônia, responsável por divulgar não apenas os atos reais, mas também informações sobre o estado de saúde dos reis da Europa.

Um dos primeiros jornais a criticar o governo de dom João foi o Correio Braziliense (1808-1822), periódico publicado em Londres por  Hipólito José da Costa e distribuído de forma clandestina no Brasil.

 

 

correio_braziliense Fac-símile do primeiro número do jornal  Correio Brasiliense, publicado em junho de 1808. Impresso em Londres, foi umdos primeiros jornais a circular no Brasil. Não chegou a ter 200 edições (1822)  não tinha periodicidade certa.

 

Fonte: Nelson Werneck Sodré. História da Imprensa no Brasil. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p.9-35

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Francisco disse...

Oi Susi, gostei do artigo sobre a imprensa no Brasil, realmente as coisas não mudaram muito. A imprensa já não é censurada aos moldes antigos, é censurada de acordo com os interesses da elite, é somente publicado aquilo que mantém o povo sob o julgo dos maiorais.
Gosto muito de seu blog, vi o selo de qualidade que recebeu e fico feliz em saber que está entre os melhores do país.
É o reconhecimento pelo trabalho de qualidade que realiza.
Parabéns!
Abraços,

Susi disse...

Olá, agradeço a visita e o comentário.
Quanto ao selo, também fiquei muito contente por pertencer ao grupo dos melhores. Foi um ano de muito trabalho, mas que valeu a pena.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB