.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Escravismo romano

Twit This! |

Milhares foram os vencidos  escravizados e enviados para Itália. Algumas famílias ricas tinham às vezes centenas de escravizados de origens diferentes, eram gregos, macedônios, asiáticos, etc. Esses escravos trabalhavam nas mais diversas áreas. Alguns trabalhavam em minas e pedreiras, outros na agricultura, serviços domésticos, eram médicos, músicos, dançarinos e os professores dos filhos dos ricos.

No período republicano, a agricultura foi a atividade que mais absorveu mão-de-obra escrava.

As grandes propriedades usava, os escravos para trabalhar na produção sobretudo de vinho e azeite de oliva, produtos que alcançavam bons preços. As pequenas propriedades produziam apenas produtos para os mercados locais. Já os vinhos e o azeite produzidos nas grandes propriedades eram vendidos para outras províncias romanas.

Na ausência do proprietário quem cuidava da propriedade e controlava os escravos, era o capataz, que também era escravo, que tinha alguns privilégios. Ele podia se casar e ter sua própria casa, transportar dinheiro, viajar e negociar para seu senhor. Em determinadas épocas, como a da colheita, era usado o trabalho de camponeses livres. Mas também podiam ser vendidos, torturados, castigados com surra de varas, queimados com ferro em brasa, presos  em jaulas e, se a falta fosse considerada muito grave eram crucificados.

A escravidão romana não se baseava apenas na violência. Os senhores e escravos buscavam alternativas de controle para que diminuíssem as possibilidades de revoltas. Um escravo que servisse bem ao seu senhor podia ganhar a liberdade como recompensa.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Este texto,explica algumas coisas muito importantes sobre o Escravismo Romano.E não só sobre o Escravismo romano mais sobre muitas coisas também.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB