.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas

Twit This! |

Certamente todos já ouviram falar das olimpíadas. Elas são organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional, ocorrem de quatro em quatro anos, reunindo atletas de quase todos os países do mundo. A última olímpiada ocorreu ano passado (2008) na China. Sua periodicidade e seu nome são uma homenagem a disputas semelhantes que também ocorriam a cada quatro anos na Grécia antiga.
Os gregos acreditavam que seus deuses tinham poderes incríveis, eram imortais e dominavam as forças da natureza. Para homenageá-los, faziam festas regularmente. Uma dessas festas eram os famosos jogos Olímpicos.
Estudando vestígios deixados pelo tempo, como ruínas de antigas cidades e objetos ou fragmentos de objetos, os arqueólogos deduziram que os primeiros jogos olímpicos foram realizados no ano 776 antes de Cristo.
Os jogos eram uma homenagem a Zeus, o mais respeitado dos deuses gregos, Por isso, quando se aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas em todo mundo grego. Os habitantes de todas as cidades podiam viajar para Olímpia livremente, sem medo de serem atacados ou presos. Era um sacrilégio atacar um atleta que se dirigia a Olímpia ou entrar com algum tipo de arma no lugar em que se realizava a grande festa.
Mais estudos levaram à conclusão de que as competições eram inicialmente voltadas para os jovens. Estes eram agrupados por idade e submetidos a duras provas de força e resistência física para mostrar que já poderiam se tornar guerreiros. Como as disputas passaram a ser sediadas na antiga cidade de Olímpia, surgiu o termo moderno Olimpíadas para se referir aos jogos (os gregos, entretanto, os chamavam de panegírios e não jogos Olímpicos ou Olimpíadas.
As modalidades esportivas eram variadas. Havia corrida a pé, a corrida com armas, a corrida de cavalos, a corrida de carros puxados por cavalos. Além disso, ocorriam também as lutas corporais, o arremesso de disco e de dardo.
Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde erguiam-se estátuas em homenagem a eles. As olimpíadas gregas continuaram por quase mil anos.
O Ressurgimento dos Jogos Olímpicos
Muitos séculos depois de seu desaparecimento, assistiu-se na França ao ressurgimento das olimpíadas.
O principal responsável foi Pierre de Fredi, barão de Coubertin. Esse educador francês não mediu esforços para convencer vários países de que a realização periódica de competições internacionais traria benefícios sociais a todos os participantes. Coubertin acreditava que o brilho da Grécia antiga devia-se, em grande parte, à importância que os gregos davam ao esporte.
Convencido da dificuldade de se fazer justiça durante as competições, o barão adotou a frase que resume o “espírito olímpico” : o essencial não é vencer, mas competir com lealdade.
Assim, na Grécia, onde as olimpíadas foram realizadas pela primeira vez, aconteceu o seu ressurgimento, entre 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de treze países e 311 atletas, todos homens.
Para a realização do evento, construiu-se um estádio em mármore e durante os dez dias de competição, disputaram-se provas de levantamento de peso, esgrima, tênis, ginástica artística, natação (em mar aberto), tiro ao alvo, luta e várias provas de atletismo.
fonte: História Sociedade&Cidadania - Alfredo Boulos Jr - A civilização grega

2 :

Anônimo disse...

Pocha interessante!!Só par complementar eu achei um sit bem legal e daria para você melhorar com base nele.


Por que da pira Olimpica?

Tem alguns dados importantes e interessantes
sobre apira olimpica e mais sobra historia aqui:
http://historianono.blogsport.com/

Susi disse...

Resposta - Ao anônimo
olá,
Vc postou que comentário sobre as olimpíadas, gostei de saber que gostou do que leu.
Vou pesquisar sobre a pira e publicarei assim que estiver pronto.
Sobre o site que vc me indicou,não tenho certeza sobre a veracidade do conteúdo, mas pode deixar que já estou pesquisando.
Obrigado por visitar meu blog, sinta-se à vontade e sempre que precisar venha visitar.
Deixe seu email de contato que assim q estiver pronto lhe avisarei.
Todos os comentários são bem vindos, vc também pode entrar em contato pelo formulário de contato. Indique este blog para seus amigos.
Obrigado pela dica
Susi

Valeu!
Susi-

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB