.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Significado da Independência do Haiti

Twit This! |

O Haiti foi o primeiro país a proclamar a independência após os Estados Unidos. Fundava-se uma república de ex-escravos. Dessalines foi implacável com os brancos remanescentes. Os que não fugiram foram executados. Seguiu-se a partir de então uma sucessão de governos caracterizados pela instabilidade, disputa violenta pelo poder e imensa miséria para a população.

Nos anos que se seguiram à independência, outros países demoraram a reconhecer a nova nação. Havia um temor de que a revolta de escravos ocorrida no Haiti servisse de exemplo para outros países onde ainda vigorava a escravidão, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil. Criou-se na época uma nova expressão para designar esse tipo de temor: "haitianismo", que passou a ser empregado nos registros policiais contra escravos de que alguma maneira estivessem envolvidos em movimentos antiescravistas.

Por sua vez, muitos políticos abolicionistas utilizaram o exemplo do Haiti para encaminhar reformas e medidas contra a escravidão, pois, segundo eles, se o governo não tomasse a iniciativa nesse sentido, poderia ocorrer uma revolta de escravos como acontecera no Haiti. O temor do "haitianismo" acelerou os movimentos a favor da abolição da escravidão.

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

4 :

Anônimo disse...

Cool site, I hadn't noticed histoblogsu.blogspot.com previously in my searches!
Continue the wonderful work!

Susi disse...

Thank you...

Anônimo disse...

Hey,

This is a question for the webmaster/admin here at histoblogsu.blogspot.com.

May I use part of the information from your blog post right above if I give a backlink back to this website?

Thanks,
John

Susi disse...

Yes, you can.

thanks...

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB