O Haiti foi o primeiro país a proclamar a independência após os Estados Unidos. Fundava-se uma república de ex-escravos. Dessalines foi implacável com os brancos remanescentes. Os que não fugiram foram executados. Seguiu-se a partir de então uma sucessão de governos caracterizados pela instabilidade, disputa violenta pelo poder e imensa miséria para a população.
Nos anos que se seguiram à independência, outros países demoraram a reconhecer a nova nação. Havia um temor de que a revolta de escravos ocorrida no Haiti servisse de exemplo para outros países onde ainda vigorava a escravidão, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil. Criou-se na época uma nova expressão para designar esse tipo de temor: "haitianismo", que passou a ser empregado nos registros policiais contra escravos de que alguma maneira estivessem envolvidos em movimentos antiescravistas.
Por sua vez, muitos políticos abolicionistas utilizaram o exemplo do Haiti para encaminhar reformas e medidas contra a escravidão, pois, segundo eles, se o governo não tomasse a iniciativa nesse sentido, poderia ocorrer uma revolta de escravos como acontecera no Haiti. O temor do "haitianismo" acelerou os movimentos a favor da abolição da escravidão.
fonte: apostilas ETAPA
4 :
Cool site, I hadn't noticed histoblogsu.blogspot.com previously in my searches!
Continue the wonderful work!
Thank you...
Hey,
This is a question for the webmaster/admin here at histoblogsu.blogspot.com.
May I use part of the information from your blog post right above if I give a backlink back to this website?
Thanks,
John
Yes, you can.
thanks...
Postar um comentário