.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A prática missionária

Twit This! |

Para converter os povos indígenas à religião católica, os jesuítas organizaram por todo o território colonial os aldeamentos, denominados missões ou reduções. As missões foram importantes para a expansão da colonização portuguesa na América.

Os primeiros aldeamentos foram organizados na zona litorânea. Os indígenas eram conduzidos do interior para o litoral pelos padres com a ajuda de soldados. Quando resistiam, eram submetidos à força.

Em contato com as doenças trazidas pelos portugueses e devido ao regime de trabalho imposto pelos colonizadores, povos inteiros foram dizimados. Diante desse problema, os padres resolveram mudar sua maneira de agir. Afastaram os aldeamentos dos núcleos de colonização e procuraram atrair os indígenas com métodos menos violentos. Assim organizados, os aldeamentos atingiram  os objetivos que os missionários haviam estabelecido.

As missões estiveram presentes em quase todo o território colonial, mas na Amazônia e na região  Sul o trabalho missionário foi mais intenso.

 

Primeira Missa no Brasil, de Vitor MeirellesQuadro de Vitor Meirelles, intitulado Primeira Missa no Brasil, de 1861

Nelson Piletti. Claudino Piletti. História e vida integrada. ensino fundamental.

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Marcelo Souza disse...

Converter e dizimar não condizem muito...
Infelizmente eram e são práticas bem comuns ainda hoje.
Complicado essa questão de doutrinar povos inteiros...

Susi disse...

E foi tudo em "nome de Deus", a igreja Católica sempre foi uma fábrica de torturadores sem noção.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB