Se, por um lado, a globalização da economia traz vantagens – maior quantidade e variedade de produtos, reduzindo em geral seus preços, bem como facilidade no trânsito de pessoas entre os países –, por outro, ela tem efeitos negativos.
O primeiro efeito negativo que tem sido apontado é o desemprego. As empresas procuram concentrar sua produção no menor número de fábricas. Com isso, muitas instalações industriais são fechadas ou transferidas.
Os setores de serviços, por sua vez, não estão garantindo emprego a todos os trabalhadores demitidos das indústrias e do setor agrícola.
imagem: Bahia Notícias/Samuel Celestino
Segundo dados da Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) a taxa de desemprego era de 7,3% da população economicamente ativa na zona do euro em setembro de 2007.
A Globalização favorece, sobretudo, as grandes corporações dos países ricos e mais industrializados. Nos países pobres a globalização significa mais pobreza.
Deve-se em grande parte também à globalização da economia outro fenômeno que se observa no mundo de hoje: Por não encontrarem trabalho em seus países, mais de 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério sul para o hemisfério norte nas três últimas décadas do século XX.
Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental
Assine nosso feed. Receba por e-mail. É Grátis.
Leia Também: Bloco Econômico Europeu
0 :
Postar um comentário