.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Benefícios e Males da Globalização

Twit This! |

Se, por um lado, a globalização da economia traz vantagens – maior quantidade e variedade de produtos, reduzindo em geral seus preços, bem como facilidade no trânsito de pessoas entre os países –, por outro, ela tem efeitos negativos.

O primeiro efeito negativo que tem sido apontado é o desemprego. As empresas procuram concentrar sua produção no menor número de fábricas. Com isso, muitas instalações industriais são fechadas ou transferidas.

Os setores de serviços, por sua vez, não estão garantindo emprego a todos os trabalhadores demitidos das indústrias e do setor agrícola.

imagem desemprego imagem: Bahia Notícias/Samuel Celestino

Segundo dados da Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) a taxa de desemprego era de 7,3% da população economicamente ativa  na zona do euro em setembro de 2007.

A Globalização favorece, sobretudo, as grandes corporações dos países ricos e mais industrializados. Nos países pobres a globalização significa mais pobreza.

Deve-se em grande parte também à globalização da economia outro fenômeno que se observa no mundo de hoje: Por não encontrarem trabalho em seus países, mais de 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério sul para o hemisfério norte nas três últimas décadas do século XX.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental

Assine nosso feed. Receba por e-mail. É Grátis.

Leia Também:  Bloco Econômico Europeu

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB