O Acordo Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), engloba os Estados Unidos, o Canadá e o México. Este bloco econômico entrou em vigor em 1994 e reduziu as tarifas de mais de 20 mil produtos. Seu mercado engloba mais de 400 milhões de pessoas.
O Brasil também integra um importante bloco econômico, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que procura integrar os países da América do Sul.
O Mercosul nasceu a partir de acordos comerciais assinados em 1991 na cidade de Assunção, Paraguai, pelos governos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Esses acordos entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 1995. Desde então, empresas desses quatro países podem negociar muitas mercadorias livremente, como se os quatro países fossem um só. Apenas cerca de 10% das mercadorias pagam impostos de importação.
Reunião de Cúpula do Mercosul, Rio de Janeiro
Em 1996, o Chile e a Bolívia tornaram-se membros associados do bloco, conseguindo tarifas preferenciais para a venda e a compra de alguns produtos. Em dezembro de 2003, foi a vez do Peru tornar-se membro associado. Em 2006, a Venezuela aderiu ao bloco, mas em maio de 2008 ainda aguardava pela aprovação de Brasil e Paraguai para que se tornasse membro efetivo (Argentina e Uruguai já aprovaram).
Os países do Sudeste Asiático, junto com os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia, formam um bloco chamado Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec). Foi criado em 1993 e integra a maioria dos países do Sudeste Asiático e do Pacífico, representando cerca de 50% da produção econômica mundial.
Nelson Piletti, Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental
0 :
Postar um comentário