.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Estados Unidos a partir dos anos 1960 (Parte I)

Twit This! |

Richard Nixon, eleito pelo Partido Republicano em 1968 e reeleito em 1972, governou os Estados Unidos até 1974. Retomou a reaproximação com os países comunistas, sem perder  o tradicional caráter ofensivo, e iniciou mais um período de détente, tendo à frente o secretário de Estado Henry Kissinger.

 

Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos da América Richard Nixon, presidente dos EUA (1968-1974)

Em 1971, os Estados Unidos apoiaram a entrada da China comunista no Conselho de Segurança na ONU e, em 1972, o presidente norte-americano encontrou-se com Mao Tse-tung. A aproximação com a China caracterizava mais um passo ofensivo do governo americano, ao unir-se a uma potência vizinha e rival dos soviéticos.

Henry Kissinger, ex-secretário de Estado norte-americano. Henry  Kissinger,secretário de Estado do governo de Richard Nixon

Logo após a visita à China, Nixon foi à União Soviética, onde assinou com Brejnev o importante  Tratado Salt-1.

O período Nixon caracterizou-se também pela pressão da opinião pública em relação à Guerra do Vietnã, o que o levou a adotar a política de “vietnamização” da guerra, ou seja, a tentativa de retirar os soldados norte-americanos do conflito, oferecendo em contrapartida, armamentos ao seu aliado, o governo do Vietnã do Sul.

Enquanto levava adiante esse projeto, Nixon buscou enfraquecer os guerrilheiros do Vietnã do Sul, os vietcongues, bombardeando maciçamente seus apoiadores comunistas do Vietnã do Norte. Estes, entretanto, avançaram progressivamente, respondendo aos ataques.

Apesar da aproximação diplomática com os países comunistas, os Estados Unidos não descuidavam da sua supremacia   sobre os países subdesenvolvidos. Além da questão do Vietnã, participaram oficiosamente da derrubada do presidente chileno Salvador Allende, de tendência marxista, em 1972, cujas reformas prejudicavam seus interesses econômicos. Após um golpe sangrento, instaurou-se no Chile a ditadura militar de Augusto Pinochet.

Ao fim do governo Nixon deu-se com o caso Watergate, iniciado em 1972. Membros do Partido Republicano – ao qual Nixon pertencia – foram surpreendidos tentando instalar um sistema  de escuta para espionar os escritórios do rival Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington, a quatro meses das eleições presidenciais.

continua no próximo post…

Cláudio Vicentino. Gianpaolo Dórigo. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB