.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Movimento Negro

Twit This! |

A abolição formal da escravidão foi decretada no Brasil em maio de 1888. A Constituição brasileira, por sua vez, assegura igualdade jurídica entre todas as pessoas, não importa a cor de sua pele. Apesar disso, a população afrodescendente do Brasil continua a sofrer com o preconceito em diversos níveis e formas, desde a construção de um padrão de beleza europeia e branca até o desrespeito às tradições africanas. Além disso há entre brancos e afrodescendentes profundas desigualdades econômicas e sociais.

Nas universidades públicas brasileiras, apesar de atualmente existir um sistema de cotas para negros e índios, o número de brancos matriculados é esmagadoramente superior ao de negros.

 

movimento negro ( imagem: Bayeux em Foco

 

Diversos grupos de negros lutam contra a discriminação racial e pela afirmação dos direitos da população negra em geral. Uma de suas bandeiras é o resgate das tradições africanas, que, por muito tempo, foram tratadas com desrespeito ou como práticas ilegais. Entre os grupos mais ativos de  afirmação negra, destacam-se o Movimento Negro Unificado (MNU), o fórum Nacional de Mulheres Negras, a União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).

 

Fundação Cultural dos Palmares

Em resposta às demandas do movimento negro, em 1988 foi criada a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. Trata-se de uma instituição que tem por finalidade promover a preservação dos valores culturais que a presença africana e afrodescendente imprimiu à formação da sociedade brasileira. Incorporando em sua agenda política a discussão racial, o governo Lula criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com status de ministério, que procura ser um instrumento oficial na luta pela afirmação e inserção da população afrodescendente na sociedade brasileira.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. ensino fundamental.

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Terras Indígenas

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB