.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Religiões da Índia

Twit This! |

Inúmeras religiões se desenvolveram na península da Índia, algumas delas praticadas até hoje por milhões de pessoas. O vedismo, o bramanismo e o budismo são algumas dessas religiões.

O vedismo e o bramanismo são orientados  pelos Vedas, conjunto de escrituras sagradas composto de quatro livros que reúnem orações, hinos, poemas., preceitos litúrgicos e narrativas. O budismo possui origem distinta, isto é, não está relacionado ao vedismo nem ao bramanismo.

  • Vedismo – Antiga religião dos Hindus, contava com diversos deuses ligados aos elementos da natureza, como Agni (deus do fogo) e Indra (deus das tempestades).
  • Bramanismo – Os brâmanes (ou sacerdotes) ganharam destaque dentro do vedismo e modificaram as práticas religiosas. O bramanismo, como então ficou conhecido, passou a ter como preceitos fundamentais o respeito à ordem cósmica, a obediência ao destino e o dever de pureza, base do sistema de castas. O pensamento religioso do bramanismo, tem como princípio o Braman (que significa o absoluto, a totalidade, o supremo), do qual tudo deriva.  Os diversos deuses são personificados de seus aspectos: os principais são Brahma (criador), Vishnu (conservador/preservador) e Shiva (destruidor), que formam a última trindade. O bramanismo prega ainda que a alma está sujeita a uma sucessão de vidas e renascimentos (reencarnação), que só se esgota ao atingir o grau supremo de pureza (libertação). A partir do século III de nossa era, o bramanismo passou a ser conhecido como hinduísmo.
  • Budismo – Religião fundada por Sidarta Gautama, o Buda, no século V a.C. Buda nasceu na região do Himalaia em 480 a.C. e morreu aos 80 anos. Segundo a tradição, seus ensinamentos foram transmitidos oralmente aos seguidores e apenas séculos depois ganharam uma versão escrita. De acordo com esses ensinamentos, nada seria permanente ou indestrutível, sobretudo a realidade, sempre mutável. Os budistas acreditavam que o universo não possuía uma ordem pré-definida, como pregavam os hinduístas. Por isso, negavam o sistema de castas. A doutrina fundamental do budismo compreende as chamadas quatro nobres verdades: a vida é dor; a causa da dor é o desejo; o fim do desejo é obtido pela prática das regras morais e da disciplina ascética. Enquanto o indivíduo não se liberta do desejo, está submetido ao ciclo do renascimento.

Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e Vida Integrada.

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Os Três Deuses mais poderosos do hinduísmo

2 :

SOSVIP disse...

Passando para dizer que ainda estou vivo!!!
rsrsr
Bom fim de semana Susi!

Susi disse...

Por onde anda amigo?
Mas, se tá vivo, tá bom!
Apareeeeeeççaaaaa!
Bom fim de semana pra vc tb.
Inté!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB