.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Organização Social da Índia

Twit This! |

De acordo com o vedismo, cada pessoa nasce com funções e papéis pré-definidos na sociedade. Estes eram determinados por ordem divina e não podiam ser alterados.

Tal crença influenciava toda sociedade hindu, que se encontrava rigidamente dividida em grupos hierarquizados, denominados castas. Não existia qualquer possibilidade de uma pessoa mudar de uma casta para outra.

Desde o seu nascimento, a pessoa tinha determinado onde poderia morar, quem poderia desposar (casar), que atividades exerceria e até mesmo o modo de se vestir e o que comer.

A esperança dos hindus era a reencarnação, o contínuo renascer da alma para alcançar estágios mais puros. Isso significava que, em uma vida futura, qualquer indivíduo poderia nascer em uma casta mais elevada.

A organização social da Índia compreendia inúmeras castas. No topo da hierarquia, destacavam-se:

  • Brâmanes – Sacerdotes que tinham acesso aos textos sagrados e eram responsáveis por sua aplicação.
  • Guerreiros - Defendiam o território e ocupavam cargos políticos.
  • Mercadores – Eram aqueles que se dedicavam ao comércio

Brâmane Anjum, ÍndiaBrâmane Anjum

Havia ainda os párias ou intocáveis. Considerados impuros, pertenciam a uma casta social inferior. De modo geral, realizavam atividades em que lidavam com animais mortos ou dejetos humanos. Eram sapateiros, curtidores, coveiros, limpadores de fossa.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e Vida Integrada. ensino fundamental

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também:  Sociedade de Castas

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB