Uma das principais fontes de estudo do povo hebreu e do monoteísmo religioso no mundo é o Velho Testamento. Segundo a Bíblia, os hebreus descendem de Abraão, patriarca que vivia na cidade de Ur - na Mesopotâmia – e que teria recebido uma ordem de Deus para conduzir seu povo até a Terra Prometida, também chamada Canaã, ou Palestina, localizada onde hoje se encontra o Estado de Israel.
Mais tarde, no decorrer do século XX a. C., um longo período de seca e fome teria obrigado os hebreus a deixar Canaã para se fixarem no Egito, onde acabariam escravizados. Ainda segundo o relato bíblico, no século XV a. C. eles teriam fugido de lá guiados por Moisés, profeta escolhido por Deus para conduzir o povo hebreu de volta à Terra Prometida. Depois de quarenta anos de travessia no deserto, os hebreus teriam chegado à Palestina.
Apesar das divergências de datas entre a historiografia e o Velho Testamento, a Bíblia pode ser usada como referência nos estudos de História. Juntamente com outras fontes, ela nos permite reconstruir a história dos hebreus e recuperar costumes de civilizações antigas, padrões de comportamento, mitos das regiões, etc.
(Fonte: Jaime Pinsky. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2001. p. 180-9; John Man. A história do alfabeto. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. p. 116-29; Paul Jonhnson. História dos judeus. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 17-25.)
Gislane e Reynaldo. História. ensino médio. volume único.
Leia Também: Religião e Cultura - Hebreus
0 :
Postar um comentário