.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

República Árabe do Egito

Twit This! |

O atual Egito é muito diferente daquele que existiu na Antiguidade. Localizado na mesma região, chama-se República Árabe do Egito e, como um país empobrecido, enfrenta vários problemas.

Aí se concentra a segunda maior população da África: mais de 70 milhões de pessoas. Como a maioria é de origem árabe, o país ainda ostenta a condição de abrigar a maior população árabe do mundo. Ao todo, 90% dos egípcios seguem a região islâmica.

Quase a totalidade do território encontra-se em área de deserto. As maiores fontes de renda são o petróleo e a renda obtida com o canal de Suez, um dos mais movimentados do mundo, por ligar o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo.

O turismo representa também uma fonte importante de riqueza. O país recebe milhares de  turistas desde os vestígios do passado até as praias espalhadas às margens do Mediterrâneo.

 

Cairo, Egito Vista do Cairo, Egito

 

Às margens do Rio Nilo

O rio Nilo, continua a desempenhar papel importante para a sociedade local. Cerca de 90% da população mora às margens e utiliza suas águas de diversas formas, como para irrigação e fonte de energia.

Estima-se que, atualmente, os egípcios utilizem 2/3 das águas do Nilo. Assim, em uma área marcada por desertos, essas águas tornam-se extremamente importantes e disputadas até pelos povos vizinhos.

Em 2002, por exemplo, o governo da Etiópia, país que abriga grande parte das nascentes do rio, deu início a pequenas obras para represar as águas do Nilo e, assim, melhorar as condições da agricultura no país.

O ato foi encarado como uma ameaça pelos egípcios, que reagiram. Longe de uma solução, a situação parecia então bem próxima de virar conflito.

O maior problema, entretanto, para vários especialistas, parece ser outro: o uso intenso das águas ameaça a existência do próprio Nilo, que pode assim tornar-se um rio morto.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

1 Comentário:

Francisco disse...

Oi Susi,
A imagem é muito bela, pena que seja de uma Terra com tantos conflitos.
Bom descanso!
bjos.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB