.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Em nome de Deus

Twit This! |

O chamado  do Papa Urbano II aos cristãos foi feito em 1095, no Concílio de Clermont-Ferrand, na França. Na ocasião, ele declarou que os cristãos deveriam “arrancar aquela terra” das mãos dos infiéis. Referia-se à Terra Santa, região da Palestina na qual se localizam os lugares percorridos por Jesus durante sua vida. A mais importante cidade dessa região era Jerusalém onde se encontrava o Santo Sepulcro, local onde Jesus teria sido enterrado. Esse território estava em poder dos muçulmanos desde o século VII. O cristão que participasse da reconquista, garantia o papa, seria absolvido de todos os pecados e suas almas ganhariam o reino dos céus.

Imediatamente após o apelo do papa começaram os preparativos para a Primeira Cruzada. Além do objetivo religioso, muitas pessoas tinham interesses materiais na aventura. Os cavaleiros e os senhores feudais, queriam conquistar novas terras e riquezas, além de extinguir seus pecados e garantir a vida eterna. Os comerciantes, por sua vez, buscavam ampliar seus mercados. Já os camponeses viam nas cruzadas uma possibilidade de se libertar dos altos impostos e de sua prisão à terra. Todos os que se juntavam à expedição eram chamados de cruzados, por trazerem uma cruz desenhada no peito ou no escudo.

histblogsu021 Do alto do púlpito , o papa Urbano II pede aos reis da cristandade que retomem a  Terra Santa das mãos dos muçulmanos. Iluminura do século XIV. 

O apelo foi feito em 1095, deu início às Cruzadas. Na imagem acima é possível observar a posição superior da Igreja sobre o poder temporal: seu representante maior, o papa, ocupa um lugar acima dos reis. Abaixo dele, no centro, aparece o rei da França, identificado pelas flores-delis em seu manto de veludo azul.

Terra Santa. Região do Oriente Médio onde Jesus Cristo teria vivido e pregado seus ensinamentos. Atualmente essa região compreende Israel e a Palestina.

 

A Primeira Cruzada

Em 1096, no ano seguinte à sua conclamação pelo papa, a Primeira Cruzada partiu da Europa ocidental. Liderados por grandes senhores feudais, os cruzados reuniam principalmente os filhos da nobreza que não eram herdeiros.

Como o papa não convocou apenas os cavaleiros, milhares de miseráveis se uniram sob a liderança do monge Pedro, o Eremita (religioso que vive na solidão), e seguiram para o Oriente. Mal armada e despreparada, a Cruzada dos Mendigos como ficou conhecida essa expedição, foi massacrada pelos muçulmanos. Enquanto isso, a Primeira Cruzada seguia em direção a Jerusalém.

A primeira cidade conquistada pelos cruzados foi Antioquia, em 1098, depois de um longo cerco Jerusalém foi tomada em 1099. Para administrar a cidade, os líderes dos cruzados escolheram o cavaleiro Godofredo de Bulhão, que recebeu o título de Guardião do Santo Sepulcro, Senhores da região, os cruzados criaram aí diversos reinos, principados e feudos cristãos, entre os quais o Reino de Jerusalém.

Com a morte de Godofredo em 1100, o cavaleiro Balduíno, de Flandres (atual Bélgica), foi proclamado rei de Jerusalém, onde permaneceu até sua morte, em 1118.

Os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades-Estado da península Itálica, passaram a abastecer os novos reinos, o que estimulou o comércio e o crescimento das duas cidades. Animados com a rápida vitória, muitos cristãos europeus se dirigiram ao Oriente na esperança de obter o perdão de seus pecados e conquistar riquezas, terras e glórias militares. Apesar de sofrerem algumas derrotas nos anos seguintes, os cruzados mantiveram por algum tempo o controle das regiões conquistadas

Ordem de Cristo. Essa instituição portuguesa, originada da Ordem dos Templários, está diretamente relacionada à chegada dos portugueses ao território hoje conhecido como Brasil. Foi ela que financiou a frota comandada por Pedro Alvares Cabral em 1500, daí a cruz que aparecia nas velas das embarcações portuguesas.

Ordem dos Templários

A partir das vitórias da Primeira Cruzada, foram organizadas algumas associações de cavaleiros de caráter religioso e militar. Essas associações eram conhecidas como Ordens de Cavalaria. Uma das mais importantes foi criada em 1118 na cidade de Jerusalém. Era a Ordem dos Templários, fundada no Templo de Salomão, do qual derivou seu nome.

O principal objetivo da Ordem dos Templários era guardar o Santo Sepulcro e proteger os cristãos que se deslocavam aos locais sagrados conquistados no Oriente. Com as doações que recebia, a Ordem enriqueceu rapidamente, tornando-se uma organização forte e influente no continente europeu.

No começo do século XIV, o rei da França, Felipe IV, o Belo, e seu aliado, o papa Clemente V, que vivia na cidade francesa de Avignon, com medo do crescente poder dos Templários, planejaram sua extinção. Os principais líderes da Ordem foram presos em outubro de 1307. Torturados, muitos deles admitiram práticas hereges e foram executados na fogueira nos anos seguintes.

Eliminada na França, a sociedade dos Templários continuou existindo em Portugal com o nome de ORDEM DE CRISTO.

Existem muitas lendas sobre os Templários, reforçadas por seu caráter místico e por sua rápida ascensão e queda do poder. Uma dessas lendas atribui a eles a posse do Santo Graal, o cálice utilizado por Jesus durante a última ceia.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB