.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Humanismo

Twit This! |

Durante o fim da Idade Média na Europa ocidental, a maioria da população vivia e trabalhava nos feudos. Era uma vida muito isolada sem muita comunicação entre as pessoas. O comércio praticamente não existia, pois os feudos eram quase auto-suficientes. As cidades eram pequenas e afastadas umas das outras.

Quase ninguém sabia ler nem escrever. Quem dominava a leitura e a escrita eram os padres e os monges. Por isso, a vida das pessoas  era muito influenciada pelas autoridades da Igreja católica. As palavras de um padre ou de um bispo tinham muito valor, pois tudo girava em torno da religião: Deus era a explicação para tudo o que acontecia.

Mas, entre os séculos XII e XV, essa situação começou a mudar. O comércio se intensificou, os comerciantes levavam e traziam mercadorias e notícias de um lugar para outro. As cidades começaram a crescer. Muitas pessoas saíam dos feudos e se fixavam em pequenas vilas que surgiam perto dos castelos, das pontes ou nas encruzilhadas de estradas. Nessas vilas havia feiras onde se vendiam muitos tipos de produtos e se apresentavam músicos, atores e vendedores ambulantes.

As pessoas começaram a tomar decisões sem depender dos padres e dos monges. Começou a se difundir a idéia de que os seres humanos eram tão ou mais importantes do que Deus. Essa idéia recebeu o nome de humanismo.

Uma importante invenção contribuiu para a divulgação do humanismo. Em c.1450, Johannes Gutenberg inventou o sistema de impressão com tipos móveis. Até então, os textos eram copiados à mão, um trabalho lento sujeito a muitos erros. Com a invenção da imprensa, os livros se tornaram acessíveis a um público muito maior e mais fiéis ao original.

As idéias do humanismo também influenciaram os artistas. Durante a Idade Média, quase todos os pintores e escultores trabalhavam para a Igreja. Suas obras representavam passagens da Bíblia, a vida de Jesus Cristo e dos santos. Com o humanismo, os artistas passaram a focar outros assuntos, como temas relacionados aos gregos e romanos antigos, paisagens e retratos.

histoblog - bíblia de Belém - 2Bíblia de Belém, manuscrito com iluminuras de 1497. Durante a Idade Média os livros eram feitos à mão, copiados e ilustrados ou “iluminados” com pinturas. Copiados em pergaminho – finas folhas de pele de cabra ou de carneiro – ilustrados com tintas coloridas, fabricadas com material vegetal ou mineral. Também eram aplicadas finíssimas folhas de ouro sobre o pergaminho. imagem: Biblioteca do Convento dos Jerônimos - Lisboa

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB