.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os maias

Twit This! |

No início do século XVI, quando os espanhóis chegaram à região do  atual México, o território era habitado também pelos maias. Algumas cidades maias estavam dominadas pelos astecas, mas no passado tinham constituído um conjunto de sociedades independentes.

Os maias habitavam a região havia milhares de anos. Ao longo desse tempo, construíram cidades como Tikal, Copán e Chichén Itzá. O auge das sociedades maias ocorreu entre os séculos III e IX. A partir do século IX, algumas cidades foram abandonadas por motivos ainda desconhecidos.

Nas cidades maias havia templos, casas de governantes e sacerdotes, monumentos (que registravam a linhagem dos governantes) e praças onde se realizavam celebrações religiosas. A maior parte da população vivia em pequenas casas fora dos centros urbanos e só  ia às cidades para participar de cerimônias e religiosas e comprar ou vender produtos.

Além de se dedicar à agricultura, os maias comercializavam cacau, peles de animais, cerâmicas, tecidos de algodão e objetos feitos de pedras como obsidiana, jade e sílex.

Os maias acreditavam que o mundo havia sido destruído quatro vezes pelos deuses e criado pela quinta vez no ano equivalente a 3114 a.C. Para acalmar os deuses e evitar uma nova destruição, os maias construíram pirâmides e faziam sacrifícios humanos.

Histoblog038a Pirâmide de Kukulkán, em Chichén Itzá, sítio arqueológico da península de Yacatán, México

Os maias se destacavam também no campo da astronomia.  Os  astrônomos maias conseguiam prever, com grande precisão, os eclipses do Sol, descrever as fases de Vênus e elaborar calendários que facilitavam seu dia-a-dia. Além disso, conseguiam calcular a duração do ano quase com a mesma precisão dos cientistas hoje.

Sabe-se que à partir do ano 900, os maias abandonaram suas cidades e se espalharam pela região, misturando-se a outros grupos, mas não se sabe ao certo por quê. Fala-se em esgotamento da terra, em epidemia, em chuvas torrenciais e prolongadas. Apenas hipóteses para aprofundar as pesquisas.

trecho: BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção:História- Sociedade & Cidadania – CARDOSO, Oldimar.coleção: Tudo é História

Technorati Marcas:

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB