.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Renascimento – Cronologia

Twit This! |

  •        1434 – Jan van Eyck pinta O casamento de Giovanni Arnolfini e Giovanna Cenami.
  •      c.1450 – Johannes Gutemberg inventa o sistema de impressão com tipos móveis.
  • 1508-1512 – Michelangelo pinta o teto da Capela Sistina, em Roma
  •        1532 – François Rebelais publica Os horríveis e espantosos feitos e proezas do famoso Pantagruel.
  •         1543 – Nicolau Copérnico publica As revoluções dos orbes celestes e Andrea Vesalius publica  Sobre a estrutura do corpo humano.
  •        1572 – Luís de Camões publica Os lusíadas.
  •        1605 – Miguel de Cervantes publica o primeiro volume de Dom Quixote.

Mais ou menos quinhentos anos atrás, na cidade de Florença, um pintor dava os últimos retoques no retrato de uma mulher. Essa cena, bastante comum na Europa do início do século XVI, não teve nada de mais no momento que aconteceu.

Hoje sabemos que o nome do pintor era Leonardo da Vinci. O retrato, conhecido como Mona Lisa ou La Gioconda, tornou-se o símbolo de uma época que chamamos de Renascimento.

 

 Mona Lisa ou Gioconda:Pintada por Leonardo da Vinci entre l503 e 1506 é uma das telas mais famosas do mundo

Foram os próprios escritores, pintores e cientistas italianos que chamaram a sua época de Renascimento. Eles acreditavam que, ao revalorizar as criações dos gregos e romanos e inspirar-se nelas para fazer as suas obras, estavam fazendo renascer a cultura que, na opinião deles, permaneceu esquecida durante os dez séculos da Idade Média. Daí o termo Renascimento.

Essa visão sobre a Idade Média é preconceituosa, e hoje os historiadores apontam as importantes contribuições da época medieval à nossa civilização. Mas o nome Renascimento, de tão repetido, ficou.

Afinal, o que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um movimento artístico e científico que floresceu na Europa nos séculos XIV, XV e XVI.

O Contexto

A partir do século XI, ocorreram na Europa um grande aumento da população, avanços técnicos na agricultura, crescimento do comércio e surgimento e fortalecimento da burguesia. Além disso, verificaram-se o aparecimento das feiras internacionais, o desenvolvimento das cidades e das primeiras casas bancárias.

A burguesia dessas prósperas cidades buscava obter poder e prestígio, proporcionais à sua crescente riqueza material. Daí a aliança entre esse grupo social e o rei. Com isso, ocorreu o fortalecimento do poder real. Todas essas mudanças sociais, econômicas e políticas inspiraram novas idéias e atitudes.

 

As cidades mais beneficiadas com o crescimento do comércio foram as do norte da Itália, como Gênova e Veneza, que controlavam o comércio no mar Mediterrâneo, e as do norte da Europa, como Bruges e Lübeck, que dominavam o comércio no mar Báltico e no mar do Norte. O desenvolvimento da navegação estimulou também o crescimento de cidades, como Sevilha, Lisboa e Londres.

 Ambrogio Lorenzetti (c. 1290 - c. 1348). Alegoria do Bom Governo personagens de uma cidade medieval

fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. Coleção história: Sociedade & Cidadania. p.143

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB