- 1517 – Martinho Lutero publica as 95 teses.
- 1521 – A Igreja católica excomunga Martinho Lutero.
- 1529 – Príncipes protestam contra o imperador Carlos V pela proibição do culto luterano em seus reinos.
- 1534 – Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompe com o papa e funda a Igreja anglicana.
- 1540 – A Igreja católica aprova a formação da Companhia de Jesus.
- 1545 – 1563 – Realizado, com diversas interrupções, o Concílio de Trento.
(1517 – 1563)
No Brasil atual, todos podemos escolher qual religião desejamos seguir. Podemos também seguir mais de uma religião ou preferir não adotar nenhuma.
Na Europa Ocidental do século XV não havia essa liberdade. Todos eram obrigados a ser católicos, Aqueles que participavam de outras religiões ou que, mesmo sendo católicos, praticavam cultos diferentes daqueles definidos pela Igreja, podiam ser condenados à morte.
Essa situação mudou no início do século XVI. A Igreja católica continuou existindo, mas passou por reformas internas. Algumas delas deram origem a outras religiões cristãs, chamadas de protestantes, fazendo com que o catolicismo deixasse de ser a única religião permitida na Europa Ocidental.
Massacre do dia de São Bartolomeu, 24 de Agosto de 1572, painel de François Dubois (1529-1584). Representa a matança de protestantes organizada pela família real da França, que era católica. A perseguição durou vários meses, vitimando entre 70 a 100 mil protestantes franceses (chamados huguenotes). Para comemorar a vitória dos católicos, o papa Gregório XIII mandou repicar os sinos de Roma por um dia.
0 :
Postar um comentário