.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A borracha e o cacau na economia do século XIX

Twit This! |

A segunda metade do século XIX foi um período de grandes transformações para a história do Brasil. O crescimento das cidades e o surgimento de novas camadas na sociedade eram provas de que as modificações começavam a atingir as estruturas antiquadas do Império. O crescimento do comércio internacional e o surgimento de novos produtos de exportação na economia brasileira só  fizeram aumentar as contradições do Império.

Até 1840, aproximadamente, o látex, produto retirado de uma árvore nativa da região amazônica, não tinha muita utilidade. Somente depois que o americano Goodyear inventou uma forma de industrializá-lo e torná-lo mais resistente é que passou a ter um consumo industrial.

Foi a partir daí que o Brasil começou a exportar a borracha, promovendo uma euforia de rápido enriquecimento em uma pequena camada de nossa sociedade.

Na década de 1860, o surto da borracha tomou conta, primeiro, da região do Pará e, depois, da do Amazonas. O fato de a demanda mundial ser muito grande principalmente depois do desenvolvimento do automóvel, fez com que a economia da região se transformasse. Em 1878, o Brasil já dominava mais de 90% do comércio mundial do produto.

extração do látex

A extração era feita utilizando-se da mão-de-obra de migrantes nordestinos que fugiam da seca. o seringueiro, nome pelo qual era conhecido o trabalhador que extraía o látex, era superexplorado pelo seringalista (dono dos seringais), numa condição análoga (semelhante) à escravidão.

Porém, os altos ganhos dos seringalistas e exportadores tiveram breve duração. No começo do século XX, os ingleses, levando mudas e sementes da Amazônia as selvas da Malásia e do Ceilão (atual Sri Lanka), iniciaram uma exploração mais racional dos seringais. A produção brasileira caiu, então, a níveis insignificantes.

Cacau

O cacau teve uma trajetória semelhante à do látex. Cultivado no sul da Bahia, atendeu à demanda do mercado internacional, que cresceu nos finais do século  passado. O cacau representou, juntamente com a borracha, importante item de nossa balança de exportações. A economia do cacau também utilizava a mão-de-obra dos nordestinos, na qual a presença feminina era notável.

O volume das exportações brasileiras era muito maior do que o das importações. No entanto, O Brasil exportava produtos agrícolas baratos e importava manufaturados caros. Por essa razão, apesar de exportarmos um volume muito grande de produtos, continuávamos com dívida externa.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB