.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Simón Bolívar, "o Libertador"

Twit This! |

 Simón Bolívar, óleo sobre tela 1829

Bolívar nasceu em Caracas, atual capital da Venezuela, em 24 de julho de 1783, ano em que a Grã-Bretanha reconheceu a independência dos Estados Unidos da América. Antes de completar 3 anos de idade, perdeu o pai, e aos 9 anos, perdeu a mãe. Após a morte da mãe, ele foi entregue a um tio, Carlos Palácios, mas quem realmente o criou foi uma negra chamada Hipólita. Também tiveram forte influência nas ideias de Bolívar seus professores particulares Simón Rodrigues e Andrés Bello, que despertaram nele o gosto pelo conhecimento e pela liberdade. Aos 14 anos, Bolívar entrou para uma escola militar, experiência bastante útil para a luta que travaria mais tarde. Com 16, viajou para a Europa a fim de completar seus estudos. Lá entrou em contato com as obras de pensadores iluministas, que tanto influenciaram a Revolução Francesa.

Na Europa, fez um célebre discurso, no qual disse:

"Não darei descanso ao meu braço nem repouso  à minha alma enquanto não houver quebrado as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol".

Depois de viver na Europa, Bolívar foi para os Estados Unidos, fato que aumentou sua disposição de lutar pela independência da América espanhola. Ao voltar para a Venezuela, formou um exército de libertação à frente do qual venceu as forças espanholas por diversas vezes . Uma delas foi em Caracas (Venezuela), onde assumiu o poder, sendo proclamado "Libertador" em 1821.

O exército de Bolívar libertou a Colômbia, a Venezuela, o Equador e a terra onde é hoje a Bolívia. Seu sonho era que as novas nações livres na América se unissem e formassem um único país, a Grande Colômbia (o nome seria uma homenagem a Colombo). Porém esse seu sonho não se concretizou. A América Latina acabou sendo dividida em vários países.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção: História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental.

Technorati Marcas:

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB