.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A invenção de Tiradentes

Twit This! |

As imagens de Tiradentes divulgadas ao longo do século XX têm bastante semelhança com a figura de Jesus Cristo. Essa forma de representar Tiradentes foi criada no fim do século XIX, provavelmente com a intenção de provocar essa confusão. Num país católico, foi muito eficiente inventar um herói nacional parecido com Jesus.

Para criar a semelhança, Tiradentes passou a ser retratado com barba e cabelos longos, o que é pouco provável que ele usasse. No Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Minas Gerais, alguns supostos pedaços da forca em que Tiradentes morreu estão expostos em forma de cruz para estimular essa relação com Jesus.

Ao contar a história de Tiradentes, costuma-se destacar o papel do traidor, Joaquim Silvério dos Reis, assim como na história de Jesus, destaca-se o traidor, Judas. A confusão é tão comum que, em 1994, o jornal Folha de São Paulo publicou um artigo no qual um jornalista desatento afirmava que Jesus Cristo foi enforcado e não crucificado.

 

Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Aurélio Figueiredo (1893)

 

Um herói militar

Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, mas apenas em 21 de abril de 1890 recebeu homenagem oficial, após o Brasil se tornar uma República. Esse dia foi então declarado feriado nacional. Por ter o cargo militar de alferes, Tiradentes foi transformado em herói nacional pelos militares que estavam no poder no final do século XIX.

 

alferes Joaquim José da Silva Xavier, de José Washt Rodrigues (1940)

Imagens de Tiradentes representado sem barba foram proibidas pelos militares no poder em 1966

Tiradentes surgiu como um herói pronto para substituir Pedro I, antigo imperador do Brasil, que não era bem visto pelos militares republicanos. Em 1965, quando o Brasil era novamente governado por militares, Tiradentes foi declarado "patrono da nação" pelo Presidente da República general Humberto Castello Branco. No ano seguinte uma lei imposta pelos militares tornou obrigatório que Tiradentes  sempre  fosse representado com barba.

CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB