(Séculos XVIII-XIX)
Dois milhões de anos de existência dos seres humanos na Terra, apenas nos últimos duzentos anos houve a presença marcante das industrias.
- 1711 Invenção da primeira máquina a vapor por Thomas Newcomen.
- 1733 Invenção da lançadeira volante (flying shuttle) por John Kay.
- 1764 Invenção da fiandeira mecânica (spinning jenny) por James Hergreaves
- 1765 Aperfeiçoamento da máquina a vapor por James Watt.
- 1768 Invenção da máquina de fiar hidráulica (water frame) por Richard Arkwright.
- 1779 Invenção da mula (mule) por Samuel Crompton, que combinou a spinning jenny com water frame.
- 1785 Invenção do tear mecânico por Edmund Cartwrigt.
- 1825 Invenção do tear mecânico movido a vapor por Richard Roberts.
O processo de industrialização começou na Inglaterra do século XVIII.
A Revolução Industrial Inglesa
A expressão Revolução Industrial indica um conjunto de transformações iniciadas na Inglaterra no século XVIII, com o aparecimento das primeiras industrias. Dentre essas transformações podemos destacar o surgimento de um grande número de operários, o crescimento das cidades, o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação e a valorização das ciências. O termo revolução foi utilizado para descrever a rapidez das transformações e a profundidade de suas conseqüências.
A Revolução Industrial não implicou um aumento na produção de mercadorias, mas, principalmente, a supervalorização desses produtos. Quando hoje vemos alguém ser valorizado apenas pelos bens que possui (roupas, carro, casa), podemos dizer que estamos observando uma das conseqüências da Revolução Industrial.
Na Inglaterra, a Revolução Industrial antecedeu em muito a de outros países. Não podemos afirmar que seu sucesso tenha sido resultado de um planejamento. Pelo contrário, vários acontecimentos e circunstâncias permitiram que ela ocorresse sem que as pessoas tivessem consciência exata das transformações que aconteciam.
O primeiro desses acontecimentos foi o controle do Estado inglês pela burguesia na segunda metade do século XVII. Naquele momento, em outras potências européias, sobretudo na França, Portugal e Espanha, o Estado era controlado pela nobreza e por um rei absolutista , com interesses muito diferentes.
O Estado inglês, ao contrário, que era controlado pela burguesia, começou a incentivar a industrialização, por exemplo, combatendo a escravidão e os monopólios comerciais e estimulando a navegação. Esse estímulo à navegação levou os ingleses a colonizar diversos territórios da Ásia e da África, direcionando para a Inglaterra riquezas vindas de várias partes do mundo. A concentração de riquezas forneceu à Inglaterra condições favoráveis ao desenvolvimento das industrias.
CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental
Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre.
1 Comentário:
Susi,
Obrigadinha por visitar o meu blog. Vou aproveitar para dar uma relembrada na história da Revolução Industrial.
Abraços, Karina K www.olhaqueuachei.com.br
Postar um comentário