.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A crise e a ascensão nazista

Twit This! |

Entre 1928 e 1930, o governo alemão era chefiado pelo social-democrata Miller, e a maioria das cadeiras do Parlamento era ocupada por social-democratas e comunistas. Mas a Alemanha sofreu violentamente os reflexos da crise que começara em 1929, em Nova York. As greves recomeçaram. A economia se estagnou novamente.

Com isso, o governo de Miller caiu, e subiu Brunning, de tendência liberal, que iniciou planos para executar algumas reformas para sanar a crise. Os grandes proprietários alemães e a alta burguesia, sentindo que seriam prejudicados por elas, formaram uma aliança de oposição. Essa aliança passou a financiar maciçamente o Partido Nazista, para que, com o uso das SA e das SS, ele impedisse as manifestações operárias exigindo reformas.

Das fileiras do Partido Nazista faziam parte a pequena burguesia e a classe média, o operariado pouco esclarecido de origem camponesa e a aristocracia operária , ex-oficiais que participaram da Primeira Guerra e que acreditavam no mito "apunhalada pelas costas". O discurso do Partido Nazista era absorvido mais facilmente por essas camadas.

Adolf Hitler. Congresso do Partido Nazista 1927

O número de deputados nazistas cresceu significativamente nas eleições de 1930 e de 1932. As tropas SA e SS sentiram-se encorajadas a perseguir os comunistas. Os nazistas estavam cada vez mais próximos do poder.

O resultado das eleições de 1932 dá bem a idéia de como o Partido Nazista cresceu, defendendo a moralidade, a estabilidade e a restauração da Alemanha Grande, Imperial:

  • Partido Nazista                           230 deputados
  • Partido Social-Democrata            133 deputados
  • Partido Comunista                      89 deputados
  • Partido Centro Católico               97 deputados

Apesar desse crescimento, os nazistas não obtiveram a maioria absoluta. Isto é, eles seriam derrotados pela união dos demais partidos importantes. Mas os social-democratas, os comunistas e os católicos se digladiavam (lutavam), enquanto a direita se unia em torno dos nazistas.

Nesse quadro, os representantes do capital monopolista e dos latifundiários passaram a pressionar o presidente Hindemburg para nomear o chefe do Partido Nazista para o cargo de chancelar. Foi o que ocorreu. Em 30 de janeiro de 1933, Hindemburg encarregou Hitler de formar o novo governo.

De início, Hitler agiu de maneira conciliatória. Mas seu objetivo era uma ditadura sob a liderança de um führer, isto é, um líder senhor absoluto da vida política na Alemanha.

Um incêndio ocorrido no Reichstag (Parlamento) em 27 de fevereiro de 1933 foi atribuído aos comunistas. A partir desse momento, os partidos de esquerda começaram a ser perseguidos. Jornais marxistas criados pelos operários foram fechados. Em 28 de fevereiro, foi imposto o estado de emergência. Ficaram suspensos os sete artigos da Constituição que garantiam as liberdades individuais.

Sob esse clima, iniciou-se a campanha para as eleições de março. Os jornais social-democratas e comunistas foram fechados. Só circulava o  Volkisher Beobachter, o jornal oficial dos nazistas. E só eram permitidos os discursos e campanhas feitos pelo Partido Nazista. O Partido Nazista teve 17 milhões de votos, o Partido Social-Democrata, 7 milhões, e o Partido Comunista, 4 milhões. Era o estabelecimento da ditadura nazista na Alemanha.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único

Technorati Marcas:

Assine nosso  feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB