.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Significado da Revolução Russa

Twit This! |

A Revolução Russa, ocorrida em 1917, deixou o mundo abalado. Pela primeira vez tentava-se estabelecer um tipo de governo onde os trabalhadores teriam participação. Os líderes do novo Estado tinham plena convicção de que estava nascendo a sociedade socialista, onde as diferenças entre as classes sociais deveriam desaparecer. Era o nascimento de um novo modo de produção, que substituía o capitalismo.

Esse novo sistema se definia pela propriedade coletiva dos bens de produção. O representante da coletividade seria o Estado, que, por isso, era proprietário das fábricas, das terras, das máquinas etc. Aos indivíduos ficava a propriedade dos bens de consumo, isto é, as roupas, os objetos de utilidade doméstica. Esse sistema era contrário ao capitalismo, caracterizado pela propriedade privada.

E, enquanto o socialismo da jovem União Soviética lutava para sobreviver, inaugurando uma nova era na história, o mundo capitalista começava a mergulhar na maior crise de que se tinha notícia desde seu nascimento. No entanto, a formação de uma poderosa burocracia na União Soviética distorceu o projeto de uma sociedade socialista. O controle da produção e, logicamente, do Estado que nunca foi entregue aos trabalhadores, conforme estava na teoria marxista revolucionária. Essa contradição pode ser considerada um dos fatores essenciais da crise e da derrocada do denominado " socialismo real".

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. receba por e-mail. Obrigado pela vista e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB