.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Socialismo científico - Karl Marx e Friedrich Engels

Twit This! |

                                                                                  

Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram as idéias básicas do que ficou conhecido como socialismo científico, cujo conjunto recebeu o nome de marxismo.

Karl Marx (1818-1883)

Marx e Engels eram socialistas e também estavam interessados em superar os obstáculos que a sociedade capitalista colocava ao livre desenvolvimento das potencialidades humanas. Entretanto, não buscavam inventar um novo modelo de sociedade, mas, sim, encontrar, dentro da sociedade capitalista, as forças sociais capazes de promover essas mudanças. Para tanto, empenharam-se no estudo da sociedade capitalista e das leis que a regiam. Essas leis mostrariam as forças que impulsionavam esse tipo de sociedade e as que a conduziriam a uma transformação revolucionária.

Friedrich Engels (1820-1895) 

Marx e Engels se voltaram para o estudo do regime econômico da sociedade moderna. A obra principal de  Marx. O Capital, foi dedicada a esse estudo. Aprofundando as investigações feitas pela economia clássica inglesa e a teoria  do "valor/trabalho", Marx mostrou que o valor de qualquer mercadoria era determinado pelo trabalho ao dono dos meios de produção. O salário que ele recebe em troca de sua força de trabalho representa um valor menor que o produzido durante a jornada. A diferença entre o valor produzido pelo operário, que pertence ao capitalista, e o valor que recebe como salário, Marx chamou de mais-valia. A mais-valia é o objetivo principal de toda a produção capitalista e explica a concentração das riquezas produzidas na sociedade nas mãos da classe capitalista.

Baseados na história da França na virada do século XIX, Marx e Engels formularam a teoria da luta de classes: as mudanças fundamentais ocorridas na história da humanidade decorreram da luta entre os interesses contraditórios das classes sociais, forjadas na divisão do trabalho e no grau de desenvolvimento das forças produtivas. Na sociedade capitalista, a luta se estabelece entre a burguesia e o proletariado (operariado).

O marxismo teve profunda influência no mundo. A partir dele, criou-se a Associação Internacional dos Trabalhadores a (I Internacional) e formaram-se no mundo inteiro, partidos políticos e organizações operárias. Baseada em princípios marxistas, a Rússia transformou-se, em 1917, no primeiro Estado socialista.

Marx, na segunda metade do século XIX, combateu não só os pressupostos da economia clássica, mas também os teóricos de esquerda que não conseguiam entender a lógica de funcionamento do capitalismo na sua fase industrial, ou seja, o capitalismo como um novo modo de produção.

O anarquismo

Os fundamentos teóricos do anarquismo foram desenvolvidos por dois pensadores russos: Bakunin e Kropotkin. Para eles, o Estado é a origem de todos os males, inclusive do capitalismo. Por isso, pregavam a eliminação do Estado e da propriedade privada como única forma de viabilizar a sociedade anarquista, organizada em comunidades voltadas para o auto-abastecimento e a troca sem fins lucrativos.

Em 1872, durante o Congresso da I Internacional, socialistas e anarquistas divergiam quanto às formas de condução da luta operária. Em função dessa divergência, houve uma cisão (separação, divisão) entre anarquistas e marxistas.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB