.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Dinastia de Borgonha - Portugal

Twit This! |

(1139-1383)

Afonso I, o Fundador da dinastia de Borgonha, governou de 1139 a 1185. Seus sucessores dão continuidade à luta contra os muçulmanos até que, no reinado de Afonso III (1248-1279), estes são expulsos de Portugal.

D. Afonso I

 

O sucessor de Afonso III, D. Dinis (1279-1325), fundou a Universidade de Coimbra, fez o primeiro tratado comercial com a Inglaterra em 1308 e, durante seu governo foram contratados armadores genoveses e venezianos que levaram para Portugal todo um conhecimento náutico na base da expansão marítima. Destaque-se também que D. Dinis foi um poeta, grande nome do Trovadorismo, sendo autor do célebre cantar d'amigo "Ai flores do verde pino".

Sucedeu-lhe D. Afonso IV (1325-1357), hoje lembrado sobretudo pelo episódio amoroso envolvendo seu filho, o príncipe D. Pedro, e uma jovem de Castela, Inês de Castro. O grande amor que os uniu, bem como as trágicas consequências dessa união (a morte, por degolamento, de Inês) foram narradas de forma sublime por camões em Os Lusíadas.

A dinastia de Borgonha chega ao fim com o reino de D. Fernando (1367-1383) e com a ascensão da dinastia de Avis.

A Crise dinástica e a Revolução de Avis (1383-1385)

Enquanto grande parte da Europa Ocidental está envolvida na última das grandes guerras feudais, a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), opondo entre si as monarquias francesa e inglesa e respectivos aliados, em Portugal ocorre um movimento político, a Revolução de Avis, que resulta na formação de um Estado Moderno, estabelecendo-se a centralização do poder, o Absolutismo e eliminando-se virtualmente o poder da nobreza territorial que, com o clero, a partir de então ficarão subordinados aos desígnios do poder real.

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também:  Origens e Formação de Portugal

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB