.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Autocracia Russa no século XIX

Twit This! |

No decorrer do século XIX, ocorre um processo de reformas internas no Império e ao mesmo tempo este se projeta nas relações com o Ocidente Europeu. Dos czares que reinaram durante o período, podemos destacar:

(1801-1825)

czar Alexandre I 

Durante o reinado de Alexandre I,  a Rússia se projeta no contexto das guerras napoleônicas. É durante a campanha da Rússia que se acelera o declínio do poderio napoleônico. O czar participou pessoalmente do Congresso de Viena e foi de sua autoria a proposta de criação da Santa Aliança, a qual se colocava como uma "união dos monarcas cristãos" contra a "revolução".

(1825-1855)

 czar Nicolau I

O czar Nicolau I, notabilizou-se por ter prestado ajuda militar ao Império Austríaco na repressão às revoluções de 1848 e teve de amargar os revezes da Turquia na Guerra da Criméia. Morreu no ano anterior da guerra.

(1855-1881)

czar Alexandre II

 Alexandre II dirige o processo de expansão do Império em direção ao Pacífico (Vladivostok, 1860). A derrota na Guerra da Criméia impunha a necessidade de reformas internas no país. Durante seu reinado, ocorre a emancipação dos servos (1861), uma reforma judiciária (1862) e uma reforma administrativa (1864) com a criação dos zemstvos (assembléias), que passaram a exercer os governos locais. Uma grave rebelião na Polônia (1863) faz o czar refrear o processo de reformas. Aumenta a oposição ao regime e em 1881 o czar é morto em um atentado.

(1881-1894)

 czar Alexandre III

Alexandre III, prossegue o processo de expansão territorial do Império. Sob seu reinado desenvolve-se a industrialização e são construídas as grandes ferrovias Transcaspiana e Transiberiana. Esta última, quando completada, iria ligar Moscou a Vladivostok num percurso de 7 500 Km.

(1894-1917)

czar Nicolau II 

Nicolau II, foi o último dos Romanóv que governou o Império antes da revolução. Durante seu reinado, ocorre a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905). A derrota põe a nu a ineficiência da autocracia russa. Ocorrem agitações políticas que resultam na Revolução de 1905, que instaura uma monarquia constitucional na Rússia. Instala-se a Duma (Poder Legislativo), mas ainda há muita concentração de poderes nas mãos do czar. A Rússia envolve-se na Primeira Guerra e tem um mau desempenho, aprofundando ainda mais a crise do país. Em 15/03/1917, em seguida a uma série de agitações políticas, ocorre a abdicação do czar.

apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também:  Revolução Russa

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB