.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Uma eleição Papal: O Relato de Pio II

Twit This! |

Apresentação do Personagem

Enéias Sílvio Piccolomini, pertencente a uma das mais nobres famílias de Siena, Itália, é uma das grandes figuras do Renascimento. Nascido em 1405, teve uma formação de humanista, foi secretário de três papas e do imperador Frederico III, diplomata e prelado antes de sua elevação ao trono papal em 1458. Juntamente com interesses em várias áreas - gostava da natureza, de esportes, viagens, poesias, diplomacia - combinou-os com uma grande auto-estima e grande vaidade. Foi autor de muitas obras, mas a mais importante do papa humanista foram seus Comentários, nos quais registrou os acontecimentos de seu pontificado. É um dos mais brilhantes documentos do período, não só como expressão de uma personalidade significativa daquela época, mas uma crônica dos principais acontecimentos do período.Escreve em terceira pessoa, o que durante séculos provocou confusão em relação à identidade do autor da obra, até que o grande historiador dos papas, Ludwig von Pastor, concluiu pela autoria do próprio Enéias Sílvio. O trecho que se segue dos Comentários é um relato de sua eleição como papa, revelando os bastidores de um conclave de cardeais para eleger um papa. Este conclave contou com dezoito cardeais, e para ser eleito papa era necessário dispor de pelo menos dois terços dos votos do colégio de cardeais. No caso, portanto, eram necessários doze votos para se eleger um papa. O conclave durou quatro dias, do dia 16 ao dia 19 de agosto de 1458. Pio II governou a Igreja de 19/08/1458 a 15/08/1464, quando morreu.

Conclave

O conclave realizou-se no palácio apostólico da Basílica de São Pedro (Roma), na qual dois vestíbulos e duas capelas foram especialmente separados para este fim. Na capela maior foram construídos aposentos pequenos(celas) nos quais os cardeais poderiam comer e dormir; a capela menor, chamada Capela de São Nicolau, foi reservada para discussões e eleição do papa. Os vestíbulos eram lugares onde os cardeais poderiam andar livremente. No dia de sua entrada nada foi feito sobre a eleição. No dia seguinte foram anunciadas algumas regras que todos concordaram que deveriam ser obedecidas pelo novo papa, e cada um jurou cumpri-las, caso a escolha recaísse nele. No terceiro dia após a missa, quando vieram ao escrutínio, descobriu-se que Filipe, cardeal de Bolonha, e Enéias Sílvio, cardeal de Siena, tinham um número igual de votos, cinco cada um. Ninguém mais tinha além de três votos. Naquela ocasião, seja por estratégia ou por não querer, ninguém votou em Guilherme, cardeal de Rouen. Os cardeais estavam acostumados, após o resultado do escrutínio, a sentar e conversar juntos no caso de que alguém quisesse mudar de opinião e transferir o voto que havia dado para outro candidato (um método chamado "por cessão", ou seja, o cardeal "cedia" seu voto a outro candidato), pois desta maneira poderiam chegar a um acordo mais facilmente. Este procedimento foi omitido após o primeiro escrutínio em virtude da oposição daqueles que não receberam sequer um voto e agora não poderiam ser candidatos "por cessão". Reuniram-se para o almoço e depois ocorreram muitas conferências particulares. Os membros mais ricos e mais influentes do colégio de cardeais chamaram os demais e procuraram ganhar o papado para eles próprios ou seus amigos. Imploravam, prometiam, ameaçavam, e alguns, vergonhosamente, deixando de lado toda a decência, insistiam em pedir em causa própria, proclamando que o papado era seu por direito.

Escrutínio: Ação de escrutinar, votação em uma, apuração de votos que entram na urna, urna em que os votos são recolhidos, exame minucioso.

Prelado: Título honorífico privativo de certas dignidades eclesiásticas, tais como bispos arcebispos e outros.

Leia também: O Poder da Igreja Católica na Idade Média

(Enéias Sílvio Piccolomini, Comentários, 1584) apostilas ETAPA 

Technorati Marcas: ,,,

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB